pequenos-almoços, Aveia Nocturna com Maçãs e iogurte

pequenos-almoços, Aveia Nocturna com Maçãs e iogurte

De quando em vez, volto aqui com receitas de pequenos almoços. É uma das refeições de que mais gosto, e nem sempre como o que devia.

Penso que acontece com quase todos, mas estamos a tentar mudar esta situação de uma refeição tão importante. Deixar de ser só torradas com café ou leite.

Procuro alternativas, umas mais saudáveis, outras nem tanto, mas sempre com a convicção que vou comer melhor, e que não vou ter muito trabalho.

A aveia está na moda e ajuda-nos a fazer pequenos almoços nutritivos e rápidos, pois podemos fazê-la de véspera. Todos já fizemos a aveia “nocturna”, mais conhecida por “overnightoats”. É uma mistura de aveia com frutos, sementes e leite, que se deixa em repouso durante a noite, para obtermos um creme consistente. Outra vantagem é que pode mudar, trocar os frutos as sementes, e a bebida onde a aveia vai ficar embebida.

E sem grande esforço tem uma refeição, que regula o intestino, e sacia.

A minha versão de hoje é um pouco diferente pois cozinho ligeiramente a aveia, em vez de só a embeber no leite.

Espero que gostem

 

 

Aveia Nocturna com Maçãs e Iogurte

 

Ingredientes:

2 folhas de gelatina

Água q.b.

3 maçãs, usei fuji

½ chávena de leite, ou bebida vegetal a gosto

2 c. de sopa de mel ou de xarope de ácer

2 chávenas de flocos de aveia

20 gr de bagas goji

1 chávena de iogurte grego natural

1 c. de café de canela em pó

1 pitada de sal

 

Preparação:

Comece por demolhar a gelatina. Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em cubinhos. Num tacho coloque a aveia, com o leite e o sal, deixe cozinhar ligeiramente. Adicione as maçãs, as bagas goji, e o xarope de ácer. Misture bem, tape o tacho e deixe cozer em lume brando 15 minutos. Junte a canela e envolva. Deixe arrefecer.

Escorra a gelatina, leve ao micro-ondas 10 segundos, para derreter, junte-a ao iogurte e envolva bem. Em potes de vidro, coloque uma parte das maçãs, iogurte e finalize com as maçãs. Leve ao frio durante a noite.

Bom apetite.

 

 

 

Bochechas de Bacalhau à Bulhão Pato

Bochechas de Bacalhau à Bulhão Pato

Pataniscas de Batata Doce com Cenoura (Bhajis)

Pataniscas de Batata Doce com Cenoura (Bhajis)