Cogumelos Portobello Recheados

Cogumelos Portobello Recheados

Gosto de cogumelos e é no outono e no inverno que eles me sabem melhor. Talvez pelo seu sabor a terra, a cor que nos leva para o outono e claro que é nesta época que eles aparecem nas matas. Mas estes não são selvagens e podemos comê-los todo o ano.

Trago-vos uma receita com cogumelos Portobello no tamanho grande, pois vão ser recheados e servir como uma refeição. É o meu dia sem carne nem peixe, que se tenta fazer semanalmente, cá em casa.

Existem muitas variedades de cogumelos, com vários formatos, texturas e cores. Mas todos têm um perfil nutricional muito interessante e rico. Boas razões para os incluirmos na nossa dieta, pois dizem que eles nos mantêm jovens, que melhoram o nosso humor, aumentam a nossa memória e muito mais.

Por isto tudo, vamos lá comer cogumelos.  E estes são recheados com espinafres, tomate e queijo.

 

Espero que gostem.

 

Cogumelos Portobello recheados

 

Ingredientes:

6 cogumelos Portobello, grandes

Azeite q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

1 cebola roxa

1 chalota

500g de espinafres

2 c. de sopa de manteiga

½ chávena de panko, ou pão ralado

1 dente de alho

1 tomate maduro, coração de boi

4 fatias de queijo chévre

Folhas de tomilho

Orégãos secos q.b.

 

Preparação:

Retire o pedúnculo dos cogumelos, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, virados para cima. Pincele-os com azeite e tempere com sal, pimenta e umas folhinhas de tomilho.

Asse com o forno pré aquecido a 230º, durante 20 minutos, mas confira se ficaram macios.

Prepare o recheio: Numa frigideira coloque um fio de azeite com a cebola roxa bem picada e deixe-a cozer. Junte os espinafres, tempere com sal e pimenta e deixe cozer até toda a água ter evaporado.

Faça a cobertura crocante: Derreta a manteiga com a chalota e o dente de alho bem picados. Deixe alourar, junte o panko e deixe tostar, sem queimar. Tempere com sal e pimenta.

Agora vamos montar: Em cada cogumelo coloque a fatia de tomate, salpique com orégãos secos. Distribua os espinafres pelos cogumelos. Corte o queijo em fatias, coloque uma em cada cogumelo. Polvilhe com o panko crocante em cima de cada fatia.

Leve ao forno a 220º durante 10 minutos. Esteja atenta para não queimar.

Sirva quente.

 

Bom Apetite.

Dica: Esta receita serviu de refeição, contei 2 cogumelos por pessoa, mas se a servir como entrada pode contar só com um cogumelo por pessoa.

 

 

 

Gelado de Noz

Gelado de Noz

Geleia de Romã

Geleia de Romã