Batatas Gratinadas à minha Maneira (Gratin Dauphinois)

Batatas Gratinadas à minha Maneira (Gratin Dauphinois)

Esta semana revi o filme Julie & Julia. Admirável para quem gosta, como eu, da cozinha, de blogs e da capacidade de nos reinventarmos todos os dias.

De vez em quando revejo este filme, gosto das cenas hilariantes, das cenas de determinação pessoal das duas protagonistas e das cenas com as dificuldades inerentes a quem começa um projecto, uma profissão ou um hobby e acredita muito e gosta do que se propõe fazer.

Adoro a cena quando o marido pergunta à Julia Child “o que mais gostas de fazer” ela responde sem medos e sem preconceitos: Gosto de comer!

O filme também nos dá a conhecer a gastronomia Francesa, e como ela moldou várias gerações. E foi a ver este filme que me lembrei. Há muito tempo que não faço uma receita típica da cozinha francesa. Talvez porque outras cozinhas emergiram e a curiosidade de experimentar novos sabores, deixaram para trás esta cozinha tão rica e saborosa. Também porque a cozinha francesa está muito ligada à manteiga, e hoje em dia fugimos dela.

Mas ás duas da manhã, ficou decidido. Vou fazer batatas Dauphinois.

E cá estão elas! À minha maneira.

Espero que gostem.

Batatas Dauphinois_0.jpg

As minhas Batatas Gratinadas (Gratin Dauphinois)

Ingredientes:

1 kg de batata

1 cebola

Hastes de tomilho

200 ml de natas

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

2 dentes de alho ralado

Queijo gruyère a gosto

Queijo parmesão a gosto

Manteiga q.b.

200 ml de leite gordo

Preparação:

Lave bem as batatas, com a casca. Depois de descascadas já não as pode lavar, porque perdem o amido e este é importante nesta receita.

Lamine as batatas e a cebola numa mandolina, fazendo as rodelas o mais fino que conseguir.

Num tabuleiro de ir ao lume e ao forno, coloque as rodelas das batatas em camadas com a cebola, tempere com sal, pimenta, noz moscada e um pouco de queijo gruyère. Repita as camadas, temperando sempre.

Junte uma noz de manteiga, o tomilho, as natas e o leite, acabe com os temperos e o queijo parmesão ralado.

Deixe cozer em lume brando. Quando as batatas estiverem al dente, coloque no forno pré aquecido a 200º deixe acabar de cozer e depois deixe gratinar.

Sirva quente acompanhado de carne assada.

Bom Apetite.

 

 

 

Limões em Conserva (Receita Marroquina)

Limões em Conserva (Receita Marroquina)

Almôndegas Suecas

Almôndegas Suecas