Peras Escalfadas com Especiarias

Peras Escalfadas com Especiarias

Não, ainda não, vos vou falar do natal, mas hoje apeteceu-me fazer uma sobremesa que normalmente faço nesta época do ano. Peras assadas, cozidas ou escalfadas com vinho tinto ou do porto, com especiarias.

As peras combinam com especiarias, com citrinos e com vinho. E é uma forma de comermos fruta de uma maneira vistosa e saborosa.

Talvez a receita mais conhecida seja “poire belle-hélène”, receita francesa, criada pelo chefe Escoffier, em honra da bela soprano Hortense Schneider, que cantava em Montmartre o musical sobre Helena de Tróia. Podem ver a receita no blog.

As nossas peras bêbedas também são bem conhecidas. Não se sabe ao certo a sua origem. Mas em vários escritos da época dos descobrimentos, é referido de que aos jovens lhes eram dadas peras avinhadas e emborrachadas. Estas também pode ver no blog.

Mas hoje resolvi trazer peras com especiarias.

Espero que gostem.

 

Peras Escalfadas dom Especiarias

 

Ingredientes:

3 peras

3 vagens de cardamomo

2 estrelas de anis

2 cravinhos

1 pau de canela

125ml de vinho do porto

500ml água

125g açúcar

½ chávena de arandos ou sultanas

1 limão

 

Preparação:

Descasque as peras, mas deixe o pé. Numa taça coloque os arandos com o vinho do porto, a hidratar. Coloque a água e o açúcar num tacho, com todas as especiarias, deixe ferver. Adicione as peras, tape o tacho e deixe cozer 10 a 15 minutos, pois depende se as peras estão mais maduras ou não. Retire as peras, junte o vinho do porto, com os arandos e o sumo do limão. Deixe ferver para reduzir o caldo, mas fique de olho, para o molho não ficar demasiadamente grosso.

Sirva mornas ou frias regadas com o molho.

Bom Apetite.

Salada de Outono

Salada de Outono

Muffins de Café

Muffins de Café