Almofadas com Recheio de Cerejas
Cerejas, têm tanto de boas como de caras. Mas a sua cor rubi e o seu sabor, ganharam um lugar de destaque há muito tempo, nas mesas, dos Romanos, Gregos e Chineses.
As cerejas devem ter aparecido entre o Mar Cáspio e o Mar Negro. Aliás o seu nome deriva da cidade Turca, Cerasus. E a Turquia, ainda hoje é o maior produtor de cerejas.
Estenderam-se para a Europa, com os Romanos. Dizem que foi o General Plínio, que gostava tanto delas, que as mandou plantar em todos os sítios por onde passava.
Só chegaram á América com os colonos e aí também se difundiram.
São também um fruto muito versátil para fazer sobremesas e compotas. Hoje, para o seu lanche, trago-vos umas almofadas com recheio de cerejas.
Bom apetite.
Almofadas com Recheio de Cerejas
Ingredientes
150 gr de cerejas, limpas e descaroçadas
1 maçã madura
30 gr de manteiga
¼ de chávena de açúcar mascavado
1 c. de sopa de vinho do porto ou rum
1 pitada de sal
1 gema
1 c. de sobremesa de farinha Maizena
Alecrim q.b.
¼ de chávena de nozes ou amêndoas
1 embalagem de massa folhada
Açúcar de pasteleiro, para polvilhar
Preparação:
Descaroce as cerejas e corte-as ao meio, faça o mesmo á maçã e corte-a em cubinhos. Numa taça junte a manteiga com as cerejas, a maçã e o açúcar, junte o vinho do porto, o alecrim, o sal e a farinha.
Deixe cozinhar as cerejas e a maçã, mas mexa sempre, pois a farinha vai engrossar.
Deixe arrefecer completamente.
Estenda a massa, corte-a em quatro. Estenda com o rolo cada quadrado, dobre ao meio e volte a esticar. Volte a dobrar e volte a esticar, até ter novamente um quadrado.
Coloque o recheio numa ponta e dobre até as duas pontas da massa se juntarem. Calque bem, corte a massa dos lados para ficar direita.
Pincele as almofadas com a gema previamente batida.
Aqueça o forno a 200º e deixe o tabuleiro, para ficar quente.
Quando estiver bem quente retire o tabuleiro, coloque uma folha de papel vegetal e coloque as almofadas, e leve a cozer, durante 25 minutos.
Deixe arrefecer um pouco e depois polvilhe com açúcar de pasteleiro.
Bom Apetite.