Tiramisù

Tiramisù

Tiramisù, ou em Italiano “puxa-me para cima”. E não podia ser mais verdadeiro, esta sobremesa leva-nos ao céu logo na primeira garfada. É talvez a sobremesa mais famosa de Itália, feita com o não menos conhecido queijo Mascarpone.

É um bolo de camadas, originário da Toscana. O Tiramisù tem uma história bem engraçada.

As cortes dos Médicis consideravam-no afrodisíaco, por ter cacau ou chocolate, álcool e café, por isso era feito sempre que havia encontros amorosos. Mas há muitas histórias e historietas acerca deste doce. O que é certo é que é conhecido em todo o mundo sendo um doce que arranca sorrisos sempre que aparece numa mesa.

 

Espero que gostem.

 

Tiramisù

 

Ingredientes:

24 Palitos de champagne

150 ml de café expresso

50 ml de licor de café ou de conhaque

250 gr de queijo mascarpone

200 gr de natas

3 c. de sopa de açúcar de pasteleiro

3 a 4 c. de sopa de cacau cru em pó

 

Preparação:

Dissolva a bebida alcoólica no café e deixe arrefecer. Numa taça bata o queijo mascaporne, vá incorporando as natas e continue a bater. Acrescente o açúcar e continue a bater, até obter um creme fofo e homogéneo.

Embeba os palitos de champagne no café e forre com eles uma forma de bolo inglês. De seguida barre os palitos com o creme de mascarpone. Polvilhe com cacau em pó.

Coloque os segundos palitos embebidos, calque bem, mas não deixe os palitos muito embebidos. Volte a colocar o creme, o cacau em pó e assim sucessivamente. Acabe as camadas com o creme.

Leve ao frio durante a noite.

Na hora de servir, corte ás fatias e polvilhe com mais cacau.

 

Bom Apetite.

 

 

Compota de pêssego e hortelã

Compota de pêssego e hortelã

Focaccia de Tomates Cherry e Tomilho

Focaccia de Tomates Cherry e Tomilho