Farófias

Farófias, ovos de neve, ou ilhas flutuantes, um doce tradicional de alguns países europeus, principalmente França, Espanha e Portugal.

É um doce de concepção simples e tinha como intuito utilizar as claras que em grande quantidade sobravam dos doces conventuais, onde só eram usadas principalmente as gemas.

Já nessa altura havia a preocupação de não haver grandes desperdícios alimentares, não pelas principais razões de hoje, mas sim, porque nesses tempos a pobreza e a falta de alimentos era grande.

A receita básica consiste em claras batidas em castelo, depois cozidas em leite, e servidas com um creme, quase sempre polvilhadas com canela.

É mais uma receita de Natal, que podem colocar nas vossas mesas.

Espero que gostem.

 

Farófias

Ingredientes para o creme:

 

500ml de leite

½ vagem de baunilha

4 gemas + 1 ovo

100g de açúcar

1 pau de canela

1 casca de limão

 

Para o merengue:

100g de açúcar

4 claras

500ml de leite

1 pitada de sal

 

Canela em pó

Amêndoas lascadas

 

Preparação:

Aqueça o leite com as sementes de baunilha, o pau de canela e a casca do limão. Deixe ferver suavemente durante 3 minutos.

Bata as gemas e o ovo inteiro com o açúcar, até ter um creme bem ligado. Vá despejando o leite nas gemas para as amornar e continue a mexer até ter vazado todo o leite. Volte o creme ao tacho e leve ao lume médio mexendo sempre até engrossar um pouco. Retire do lume, coe, deixe arrefecer, leve ao frio tapado com película aderente.

Bata as claras com a pitada de sal e o açúcar até formarem picos brilhantes.

Aqueça o leite, mas não o deixe muito quente, mantenha-o morno. Com uma colher de sopa retire colheradas e coloque-as delicadamente no leite. Deixe cozer 3 minutos de cada lado. Escorra-as.

Para servir, coloque o creme numa taça grande ou em taças individuais, coloque as farófias em cima. Polvilhe com canela em pó e decore com as lascas de amêndoas.

Bom Apetite.

 

Pudim de Chocolate

Pudim de Chocolate

Chocolate Quente com Especiarias

Chocolate Quente com Especiarias