Pesto Encarnado de Tomate
Os molhos são uma grande ajuda na cozinha. Temperam, envolvem, emulsionam e são imprescindíveis em muitas receitas. Um dos molhos de que gosto muito é o Pesto.
O original é da cidade de Genova em Itália. De cor verde, uma vez que o manjericão, erva obrigatória neste molho é macerado com o alho. Daí a seu nome,” Pesto” que vem da palavra “pestare”, que significa macerar.
Os Genoveses têm muito orgulho no seu Pesto, que deve sempre ser feito num pilão, e não é para menos. Têm um molho maravilhoso, com um aroma e um sabor inconfundível.
A partir deste original, muitas alterações se fizeram, e hoje temos pestos de quase tudo. Porque são muito versáteis para massas, bruschettas, entradas, batatas, saladas, peixe e muito mais.
Hoje trago-vos um Pesto encarnado de tomate.
Espero que gostem.
Ingredientes:
300 gr de tomate
2 c. de sopa de queijo ralado parmesão
2 c. de sopa de pinhões, ou outro fruto. Usei cajus torrados sem sal
15 folhas de manjericão
4 c. de azeite + azeite para assar o tomate
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 dente de alho grande
1 c. de sopa de vinagre balsâmico
Preparação:
Lave o tomate e parta-o aos gomos. Coloque o tomate num tabuleiro, junte azeite, sal, pimenta e o vinagre. Envolva bem. Leve a assar em forno pré aquecido a 200º, durante 30 minutos. Deixe arrefecer.
Numa Bimby ou em outro processador coloque os outros ingredientes, acrescente o tomate e triture até ter um molho homogéneo, mas não triture demasiado.
Encha os frascos devidamente esterilizados. Acrescente no fim um fio de azeite. Feche os frascos e deixe arrefecer.
Conserva-se no frigorífico pelo menos um mês. Pode congelar.
Bom Apetite.