Borrego na Tagine com Marmelos

Borrego na Tagine com Marmelos

Tagines, a sua origem é do Norte da África, mais especificamente de Marrocos, onde este utensílio de cerâmica foi desenvolvido há séculos. O nome "tagine" refere-se tanto ao prato em si quanto à vasilha onde ele é preparado. A vasilha de tagine é composta por duas partes: uma base larga e rasa, onde os alimentos são colocados, e uma tampa em forma de cone, projetada para conservar o calor e o vapor durante o cozimento.

Historicamente, como as tagines eram usados ​​pelas tribos nómadas do deserto, eles precisavam de uma maneira eficiente de cozinhar usando pouca água e combustível. A forma da tampa cónica é fundamental, pois permite que o vapor suba e se condense, retornando ao prato, mantendo os alimentos húmidos e concentrando os sabores.

Ao cozinhar com uma tagine, mergulhamos numa prática artesanal que valoriza o tempo, a paciência e a apreciação dos alimentos, promovendo a ligação com a história e com a cultura de vários povos, incluindo o nosso. Pois parece que a nossa cataplana foi inspirada no que os árabes por aqui deixaram, a tagine.

A Staub fabricou uma, com a parte de baixo em ferro, como todos os seus tachos e a parte cónica em cerâmica. Criou uma peça ancestral, mas com um toque de modernidade, com a base de ferro pode ser usada em todos os tipos de calor, e com  o cone em cerâmica, bonito, para ir diretamente à mesa.

Hoje fiz uma tagine de borrego com marmelos, fruta da época, e que fica deliciosa em pratos salgados.

Espero que gostem.

E por fim, mas não menos importante, pode comprar uma Tagine para levar à sua mesa usufruindo de um desconto de 15%. Basta usar o meu código HORTA15

 

Borrego na Tagine com Marmelos

 

Ingredientes:

2 c. de sopa de azeite

1 kg de carne de borrego do lado do pescoço e costelas

2 cebolas

300ml de caldo de carne ou de água

1 dente de alho

1 c. de chá de cúrcuma

1 c. de sobremesa de gengibre picado

½ malagueta

4 vagens de cardamomo

1 c. de chá de sementes de cominhos

Sal q.b.

8 a 10 alperces secos

200g de molho de tomate

1 ramo de coentros

Hortelã q.b.

Para os marmelos:

2 marmelos

Água

Sal q.b.

1 pau de canela

1 folha de louro

 

Para os Cuscuz:

1 chávena de Cuscuz

1 romã

Sal q.b.

Pimenta q.b.

1 c. de sopa de azeite

Hortelã

1 limão

 

Preparação:

Na Tagine coloque o azeite e as cebolas picadas, deixe cozinhar em pouco, até estarem translucidas. Junte o alho picado e depois junte as especiarias, o gengibre, o sal e a malagueta. Deixe cozinhar um pouco para abrir os aromas.

Junte o borrego, o caldo, tempere com mais sal. Junte o ramo dos coentros e os alperces. Mexa. Tape a Tagine e leve ao forno a 180º, durante uma hora e meia.

Entretanto faça os cuscuz. Coloque-os numa taça, tempere com sal, pimenta, azeite e as raspas do limão, mexa com um garfo. Tape com água a ferver. Tape a taça com pelicula aderente e reserve.

Lave os marmelos, descasque-os e corte-os em 4. Coloque-os num tacho com água, sal, o pau de canela e a folha de louro. Deixe cozinhar, mas deixe-os ainda um pouco duros.

Depois da hora e meia junte os marmelos à Tagine, retifique temperos e leve de volta ao forno mais meia hora.

Mexa os Cuscuz com um garfo, junte-lhe os bagos da romã e folhas de hortelã.

Retire a Tagine do forno, junte-lhe um ramo de hortelã e sirva com os Cuscuz.

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

 

Salada Morna de Feijão

Salada Morna de Feijão

Cheese Cake de Avelã

Cheese Cake de Avelã