Soufra - Tarte de Massa Filo com Espinafres e Cogumelos

Soufra - Tarte de Massa Filo com Espinafres e Cogumelos

Et Voilá! A receita da Soufra com espinafres que fiz no Live do passado domingo com a Patrícia Aguiar. Se ainda não viu pode fazê-lo na página da Patrícia, está lá tudo.

Cozinhámos, falámos e entre outras coisas, a Patrícia explicou, como ela sabe fazer tão bem, os alimentos bons e os menos bons que devemos consumir no período da Menopausa.

E por isso mesmo a receita da Patrícia foi um bolo de banana na frigideira. A minha foi uma receita grega com massa filo, com legumes e azeite, produtos também eles importantes e bons.

A Soufra, como já disse, é uma receita grega, que tanto pode ser salgada, como doce. Feita com massa filo e com recheio. A diferença para as outras receitas deste género é que o recheio não fica escondido num rolo, numa empada ou folhado. As massas com o recheio são enroladas em harmónio, o que deixa o recheio a descoberto e a massa visualmente muito bonita.

 

Espero que gostem.

 

Soufra, com Espinafres e Cogumelos

 

Ingredientes:

massa filo

azeite para untar

300 gr de espinafres

300 gr de cogumelos marron

1 c. de sobremesa de azeite

2 dentes de alho

1 raminho de tomilho

sal q.b.

pimenta q.b.

queijo feta q.b.

sementes de nigella, ou outras a gosto, q.b.

amêndoas lascadas q.b.

½ limão, só sumo

 

Preparação:

Comece por arranjar os espinafres. Coloque-os numa frigideira com um fio de azeite e o dente de alho picado e deixe saltear. Tempere com sal e pimenta.

Escorra e reserve.

Pique grosseiramente os cogumelos, coloque-os na mesma frigideira onde salteou os espinafres e salteie os cogumelos com um fio de azeite, o raminho do tomilho e o dente de alho picado. Deixe que os cogumelos percam toda a água. Tempere com sal e pimenta. Regue com o sumo do limão. Junte-os aos espinafres, envolva e deixe arrefecer.

Estenda uma folha da massa filo, pincele-a com azeite, e sobreponha outra. Coloque a parte mais comprida para si. Faça uma primeira fila na ponta mais próxima de si, com o recheio, depois outra fila a meio da folha e outra na outra extremidade.

Comece a juntar a massa em harmónio, junte as pontas e comece a enrolar entre si, até fazer uma rodela. Disponha no centro da tarteira que já deve estar untada e enfarinhada.

Repita o processo até ter toda a a tarteira coberta, sempre a enrolar.

Corte o queijo feta em cubos e disponha-os nas nervuras, pressione bem. Salpique com as sementes e com as amêndoas.

Pincele novamente as pontas da massa com azeite.

Leve ao forno a 200º durante 30 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, sirva como entrada ou como refeição.

 

Bom Apetite.

 

Batata Doce Recheada

Batata Doce Recheada

Abóbora Manteiga Recheada com Legumes e Queijo Feta

Abóbora Manteiga Recheada com Legumes e Queijo Feta