Gelado de Cenoura com Gengibre e Cardamomo

Gelado de Cenoura com Gengibre e Cardamomo

Este ano, a primavera não nos tem dado tréguas.
O sol teima em não aparecer, e o frio e a chuva instalaram-se no nosso dia a dia. A Páscoa está quase a chegar, e com ela, a esperança de que o sol também se junte à nossa mesa. Para o chamar, trago-vos uma receita refrescante e cheia de cor: Sorvete de cenoura com gengibre e cardamomo. Uma sobremesa vegetariana, vibrante e original, perfeita para dar um toque especial à sua mesa de Páscoa.

E já que falamos de sobremesas frescas, vale a pena viajar um pouco no tempo e conhecer a história por trás do sorvete...

O sorvete (ou sorbet) tem uma origem fascinante que remonta à Antiguidade. Foram os árabes que deram um contributo fundamental para a sua criação e difusão. Acredita-se que no século IX, no Médio Oriente, já se preparavam bebidas geladas feitas com a neve das montanhas, misturadas com xaropes de frutas, ervas aromáticas e especiarias, um verdadeiro luxo para a época!

A palavra “sorbet” deriva do árabe "sharbat", que significava bebida fresca. Com o tempo, esta técnica espalhou-se pela Sicília e depois por toda a Europa, evoluindo para o que hoje conhecemos como sorvete ou gelado. A combinação de fruta, açúcar e gelo continua a ser a base, mas as variações criativas (como esta de cenoura e gengibre) mostram como a tradição pode ganhar novas cores e sabores.

Espero que gostem.

Sorvete de Cenoura, Gengibre e Cardamomo

Ingredientes:

400g de cenouras

100g de açúcar

200ml de água

1 laranja

1 limão

4 vagens de cardamomo

1 pitada de sal

1 c. de sopa de gengibre fresco ralado

Canela ou chocolate, para decorar

Hortelã

 

Preparação:

Descasque as cenouras e coza-as com uma pitada de sal. Retire do lume e deixe arrefecer.

Faça uma calda com a água, o açúcar e as vagens de cardamomo ligeiramente esmagadas. Deixe levantar fervura e deixe ferver 5 minutos. Deixe arrefecer e depois coe.

Num processador, bata a cenoura com a calda, o sumo e raspa da laranja, o sumo do limão e o gengibre ralado. Deve ficar uma massa homogenia.

Coloque numa forma ou tabuleiro e leve ao frio durante a noite.

Na hora de servir, bata novamente no processador.

Sirva com canela em pó ou chocolate raspado e uma folha de hortelã.

Bom Apetite.

 

 

Snacks de Ervilhas na Airfryer

Snacks de Ervilhas na Airfryer