Gelado de Cenoura com Gengibre e Cardamomo

Gelado de Cenoura com Gengibre e Cardamomo

Este ano, a primavera não nos tem dado tréguas.
O sol teima em não aparecer, e o frio e a chuva instalaram-se no nosso dia a dia. A Páscoa está quase a chegar, e com ela, a esperança de que o sol também se junte à nossa mesa. Para o chamar, trago-vos uma receita refrescante e cheia de cor: Sorvete de cenoura com gengibre e cardamomo. Uma sobremesa vegetariana, vibrante e original, perfeita para dar um toque especial à sua mesa de Páscoa.

E já que falamos de sobremesas frescas, vale a pena viajar um pouco no tempo e conhecer a história por trás do sorvete...

O sorvete (ou sorbet) tem uma origem fascinante que remonta à Antiguidade. Foram os árabes que deram um contributo fundamental para a sua criação e difusão. Acredita-se que no século IX, no Médio Oriente, já se preparavam bebidas geladas feitas com a neve das montanhas, misturadas com xaropes de frutas, ervas aromáticas e especiarias, um verdadeiro luxo para a época!

A palavra “sorbet” deriva do árabe "sharbat", que significava bebida fresca. Com o tempo, esta técnica espalhou-se pela Sicília e depois por toda a Europa, evoluindo para o que hoje conhecemos como sorvete ou gelado. A combinação de fruta, açúcar e gelo continua a ser a base, mas as variações criativas (como esta de cenoura e gengibre) mostram como a tradição pode ganhar novas cores e sabores.

Espero que gostem.

Sorvete de Cenoura, Gengibre e Cardamomo

Ingredientes:

400g de cenouras

100g de açúcar

200ml de água

1 laranja

1 limão

4 vagens de cardamomo

1 pitada de sal

1 c. de sopa de gengibre fresco ralado

Canela ou chocolate, para decorar

Hortelã

 

Preparação:

Descasque as cenouras e coza-as com uma pitada de sal. Retire do lume e deixe arrefecer.

Faça uma calda com a água, o açúcar e as vagens de cardamomo ligeiramente esmagadas. Deixe levantar fervura e deixe ferver 5 minutos. Deixe arrefecer e depois coe.

Num processador, bata a cenoura com a calda, o sumo e raspa da laranja, o sumo do limão e o gengibre ralado. Deve ficar uma massa homogenia.

Coloque numa forma ou tabuleiro e leve ao frio durante a noite.

Na hora de servir, bata novamente no processador.

Sirva com canela em pó ou chocolate raspado e uma folha de hortelã.

Bom Apetite.

 

 

Trança de Páscoa com Recheio de Creme de Pistácio

Trança de Páscoa com Recheio de Creme de Pistácio

Snacks de Ervilhas na Airfryer

Snacks de Ervilhas na Airfryer