Torta Della Nona

Torta Della Nona

Hoje trago-vos uma receita Italiana. Já sabem que adoro esta cozinha e principalmente as sobremesas. A acrescentar que esta sobremesa leva um ingrediente que muito aprecio: O pinhão.

Todos sabemos que o pinhão é a semente comestível, do pinheiro manso, e que a sua origem é mediterrânea. Mas também são cultivados na China, India e na América do Norte. Têm um leve sabor amanteigado e são deliciosos comidos crus, torrados e em receitas salgadas e doces.

Só como curiosidade, os soldados Romanos já os levavam nas suas campanhas e os Gregos já os conheciam muitos anos a.c., assim como os Egípcios que os usavam para fins medicinais.

Hoje deliciamo-nos com eles, comendo-os ao natural e em várias receitas, e elas ficam melhores, quando os ingredientes são bons. Como é o caso destes pinhões que usei, que são da @ferbarportugal. Muito importante para mim, são pinhões nacionais com o seu grão alongado, parecendo uma lagrima e de cor de marfim.

Espero que gostem.

 

Torta Della Nona

Ingredientes
 para a massa:

3 1/2 chávenas de farinha de trigo

3/4 chávena de açúcar
raspa de meio limão 
uma pitada de sal

170 gr de manteiga

3 ovos L
1 colher de chá de extrato de baunilha

Para o creme de pasteleiro

4 chávenas de leite
meio limão, só raspas

6 gemas
1/4 chávena de farinha de trigo

1/4 chávena de amido de milho
1 chávena de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha

 

Para o topo

120 gr de pinhões @ferbarportugal

2 colheres de leite
açúcar em pó́ para decorar

 

PREPARAÇÃO:

Prepare a massa:

1. Num processador de alimentos, adicione a farinha, o açúcar, as raspas de limão, o sal e a manteiga cortada em pedaços. Pulse até que a mistura pareça uma farinha grossa. Adicione o extrato de baunilha, os ovos, e misture apenas até a massa ficar homogénea. Se necessário, adicione uma colher de sopa ou duas de leite se estiver muito seco. Adicione um pouco de farinha, se estiver muito molhada.

2. Recolha a massa e divida em dois pedaços, um grande e um menor (cerca de 2/3 e 1/3). Faça dois discos, embrulhe cada um separadamente em película aderente e leve ao frigorifico durante uma hora.

Prepare o creme:

3. Coloque a casca de limão no leite e aqueça até ficar quente, mas não deixe ferver. 

 Numa taça, adicione as gemas, a farinha, o amido de milho, o açúcar e o extrato de baunilha. Bata bem até ficar leve e fofo. Adicione um pouco do leite quente e bata mais um pouco. Incorpore o restante do leite, enquanto bate.

4. Coloque o tacho em lume médio e deixe ferver lentamente, enquanto mexe. O creme vai engrossar, e cuidado para não pegar no fundo. Baixe o lume quando começar a borbulhar e cozinhe por mais um ou dois minutos, até atingir a espessura desejada. Despeje o creme numa tigela de vidro, cubra com película aderente. A película deve tocar no creme, para que não fique mais duro por cima. Deixe arrefecer.

Unte com manteiga, uma forma de tarte de 28 cm com fundo amovível, e enfarinhe. Abra o disco maior da massa primeiro, numa superfície levemente enfarinhada e estique até ter 30 cm de diâmetro.  Com a ajuda do rolo, mova a massa para a forma da tarte.  Apare o excesso de massa nas bordas ou adicione pequenos pedaços, se necessário.

5. Fure o fundo com um garfo. Retire a casca do limão e o pau de canela, despeje o creme de leite, na tarte.

6. Estique a outra massa em círculo de cerca de 28 cm, e coloque-a em cima do creme. Precisa de ser um pouco mais cuidadoso desta vez. Corte qualquer massa extra das bordas e pressione-as para selar.

7. Pique delicadamente o topo com um garfo. Pincele o topo com um pouco de leite e polvilhe com os pinhões, pressionando-os ligeiramente com os dedos para que eles peguem na massa.

8. Leve ao forno pré aquecido a 175º, durante 45 minutos. Tem de dourar levemente na parte superior e nas bordas.

9. Deixe arrefecer, primeiro à temperatura ambiente, depois de uma hora no frio, antes de polvilhar com açúcar de pasteleiro.

 

Bom apetite

Cuscuz de Natal com Romã

Cuscuz de Natal com Romã

Posset de Romã

Posset de Romã