Tarte de Coco

Há coisas que não se percebem. Gosto de tartes, mas não as faço muitas vezes. Talvez, porque no inverno gosto do cheirinho dos bolos a sair do forno. E no verão gosto mais de sobremesas frescas com fruta.

Mas hoje apeteceu-me e resolvi juntar os dois. Tarte com coco, uma fruta que também gosto e uso-a muitas vezes.

O coqueiro tem origem no Sudoeste Asiático. No século XVI, é levado para a América do Sul, mais concretamente para o Brasil. Mas o coco é pouco denso e flutua com muita facilidade conseguindo andar milhas nos oceanos. Daí disseminou-se para outros continentes chegando a paragens bem longínquas, principalmente a toda a costa tropical e polinésia.

O nome, claro que foi dado pelos portugueses, quando chegaram a Malabar. Parece que acharam o coco parecido com um boneco imaginário, chamada “coca”, com que na altura se assustavam as crianças.

E assim os cocos chegaram até nós e ainda bem, para nosso regalo.

 

Tarte de Coco_B 3.jpg

Espero que gostem.

 

Tarte de Coco

 

Ingredientes:

1 embalagem de massa quebrada

1 lata de leite de coco

1 chávena de leite

1/3 chávena de farinha Maizena

4 gemas

½ chávena de açúcar

1 pau de canela

2 cascas de limão

1 c. de café de sal

½ chávena de coco ralado

coco lascado, para decorar

1 clara, para pincelar

Tarte de Coco_B 2.jpg

 

Preparação:

 

Comece por preparar a massa, coloque-a numa forma de tarte com fundo amovível. Pressione bem para aderir ás bordas da forma. Coloque em cima da massa, o papel vegetal onde a massa vinha embrulhada. Despeje feijão ou pedras de culinária sobre o papel, pressione bem. Leve ao forno pré aquecido a 190º e deixe a massa cozer, até ter a crosta dourada. Mais ou menos 30 minutos.

Deixe arrefecer. Pincele a massa com uma clara levemente batida. Reserve.

Comece a fazer o creme. Num tacho junte o açúcar, a farinha maizena, o pau de canela e as cascas do limão. Envolva. Junte o leite comum e sempre a mexer, deixe cozer a farinha maizena, que vai engrossar. Entretanto bata as gemas com o leite de coco. Junte á farinha maizena e sempre a mexer deixe cozer os ovos, mais ou menos 5 minutos, depois de levantar fervura.

Retire do lume, descarte o pau de canela e as cascas do limão, adicione o coco ralado. Envolva bem. Vaze sobre a massa, que deve estar fria. Leve ao frio durante a noite, ou pelo menos 6 horas.

Na hora de servir, decore com lascas de coco naturais ou torradas.

 

Bom Apetite.

 

Dica: Para torrar o coco, coloque as lascas num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno a 170º até ficarem douradas.

 

Cestinhos de Tortilhas com Iogurte e Fruta

Cestinhos de Tortilhas com Iogurte e Fruta

Coq au Vin

Coq au Vin