Tarte de Coco
Há coisas que não se percebem. Gosto de tartes, mas não as faço muitas vezes. Talvez, porque no inverno gosto do cheirinho dos bolos a sair do forno. E no verão gosto mais de sobremesas frescas com fruta.
Mas hoje apeteceu-me e resolvi juntar os dois. Tarte com coco, uma fruta que também gosto e uso-a muitas vezes.
O coqueiro tem origem no Sudoeste Asiático. No século XVI, é levado para a América do Sul, mais concretamente para o Brasil. Mas o coco é pouco denso e flutua com muita facilidade conseguindo andar milhas nos oceanos. Daí disseminou-se para outros continentes chegando a paragens bem longínquas, principalmente a toda a costa tropical e polinésia.
O nome, claro que foi dado pelos portugueses, quando chegaram a Malabar. Parece que acharam o coco parecido com um boneco imaginário, chamada “coca”, com que na altura se assustavam as crianças.
E assim os cocos chegaram até nós e ainda bem, para nosso regalo.
Espero que gostem.
Tarte de Coco
Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada
1 lata de leite de coco
1 chávena de leite
1/3 chávena de farinha Maizena
4 gemas
½ chávena de açúcar
1 pau de canela
2 cascas de limão
1 c. de café de sal
½ chávena de coco ralado
coco lascado, para decorar
1 clara, para pincelar
Preparação:
Comece por preparar a massa, coloque-a numa forma de tarte com fundo amovível. Pressione bem para aderir ás bordas da forma. Coloque em cima da massa, o papel vegetal onde a massa vinha embrulhada. Despeje feijão ou pedras de culinária sobre o papel, pressione bem. Leve ao forno pré aquecido a 190º e deixe a massa cozer, até ter a crosta dourada. Mais ou menos 30 minutos.
Deixe arrefecer. Pincele a massa com uma clara levemente batida. Reserve.
Comece a fazer o creme. Num tacho junte o açúcar, a farinha maizena, o pau de canela e as cascas do limão. Envolva. Junte o leite comum e sempre a mexer, deixe cozer a farinha maizena, que vai engrossar. Entretanto bata as gemas com o leite de coco. Junte á farinha maizena e sempre a mexer deixe cozer os ovos, mais ou menos 5 minutos, depois de levantar fervura.
Retire do lume, descarte o pau de canela e as cascas do limão, adicione o coco ralado. Envolva bem. Vaze sobre a massa, que deve estar fria. Leve ao frio durante a noite, ou pelo menos 6 horas.
Na hora de servir, decore com lascas de coco naturais ou torradas.
Bom Apetite.
Dica: Para torrar o coco, coloque as lascas num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno a 170º até ficarem douradas.