Costeletas de Borrego Panadas no Forno

Costeletas de Borrego Panadas no Forno

Uma das minhas carnes preferidas, o borrego. É uma carne tenra, não é por acaso que é das primeiras a ser introduzida na alimentação dos bebés. É também uma carne que tem a sua história. O borrego da Páscoa está ligado ás tradições e ás religiões. As ovelhas são uma fonte de rendimento para muitas populações. Para além da carne elas também dão o leite e a lã.

Foram domesticadas ainda na idade do bronze e desde aí que foram muito importantes para as populações. Parece que as primeiras ovelhas selvagens apareceram na Turquia e na Pérsia, mas hoje há rebanhos um pouco por todo o planeta. Há várias raças e nós também temos algumas como a bordaleira ou a campaniça.

Hoje resolvi utilizar as costeletas, pequenas, mas bem saborosas. Em vez de as grelhar como faço muitas vezes, resolvi panar no forno, mas antes foram marinadas.

Espero que gostem.

Costeletas de Borrego Panadas no Forno

Ingredientes:

1 kg de costeletas de borrego

Pão ralado q.b.

Flocos de milho q.b.

½ chávena de azeite

1 c. de sopa de manteiga

 

Para o molho verde:

1 chávena de salsa picada

3 hastes de hortelã picada

1 molhinho de cebolinho picado

1 cebola roxa, pequena

1 chávena de azeite

¼ de chávena de alcaparras

3 dentes de alho

1 limão, só o sumo

1 c. de sopa de mostarda Dijon

Pimenta preta q.b.

2 anchovas

1 gema cozida

½ malagueta

Sal q.b.

 

Preparação:

Coloque todos os ingredientes para o molho verde numa bimby e bata tudo até ter um molho homogéneo. Tempere as costeletas com este molho, envolva bem com as mãos, para toda a carne apanhar o tempero. Tape e leve ao frigorifico durante a noite.

Uma hora antes de as cozinhar retire-as do frio. Numa frigideira coloque o azeite e a manteiga, deixe aquecer e sele as costeletas.

Num prato adicione o pão ralado com os flocos de milho esmigalhados, passe as costeletas seladas por este preparado. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, vá dispondo a carne.

Leve ao forno pré aquecido a 200º até ficarem bem douradinhas, mais ou menos 20 minutos, mas não as deixe secar. A meio do tempo vire as costeletas.

Sirva com puré de maçã e uma salada verde.

Bom Apetite.

 

 

Folhados de Queijo Chévre com Massa Brick

Folhados de Queijo Chévre com Massa Brick

Rolinhos de Tortilhas com Ovo e Legumes

Rolinhos de Tortilhas com Ovo e Legumes