Gelado de Cerejas e Chocolate

Gelado de Cerejas e Chocolate

Estamos na época dos gelados, talvez das minhas sobremesas preferidas. E não sou só eu. Já Alexandre, o Grande, gostava de neve e gelo, com sabor a mel. Catarina de Médicis também, pois levou a moda do “Cream ice”, era assim que chamavam aos gelados, neste tempo, para a corte de Henrique II, de França, quando se tornou a sua esposa.

Já na América, tiveram de esperar até ao século XVII, para os conhecerem e apreciarem. Depois ficaram um dos países que mais os consomem. Dizia-se que o presidente Thomas Jefferson tinha uma receita favorita que se assemelhava a um “baked alaska”, tal como o conhecemos hoje.

Eu também tenho várias receitas favoritas, como esta que vos trago.

 

Espero que gostem.

 

 

Gelado de Cerejas com chocolate

 

Ingredientes:

2 chávenas de leite

¾ de chávena de açúcar

6 gemas

1 chávena de natas

1 chávenas de cerejas, sem caroço

2 c. de sopa de rum, opcional

½ chávena de lágrimas de chocolate

1 pitada de sal

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

 

Preparação:

Descaroce as cerejas e ponha-as numa taça com o rum. Ferva o leite com o sal e a baunilha. Junte as gemas com o açúcar e bata bem, até estar bem homogéneo. Junte as gemas ao leite e leve ao lume até engrossarem. Retire do lume, junte as natas e envolva. Deixe arrefecer, acrescente as cerejas e o chocolate.

Despeje na sorveteira e siga as instruções da mesma. Depois leve ao frio até servir.

 

Bom Apetite.

 

Dica: Se não tiver máquina de gelados, coloque numa caixa hermética, leve ao frio. Antes de servir bata numa bimby ou num processador.

Queijo Feta Panado

Queijo Feta Panado

Salada de Maçã com Queijo Seco

Salada de Maçã com Queijo Seco