Gelado de Cerejas e Chocolate
Estamos na época dos gelados, talvez das minhas sobremesas preferidas. E não sou só eu. Já Alexandre, o Grande, gostava de neve e gelo, com sabor a mel. Catarina de Médicis também, pois levou a moda do “Cream ice”, era assim que chamavam aos gelados, neste tempo, para a corte de Henrique II, de França, quando se tornou a sua esposa.
Já na América, tiveram de esperar até ao século XVII, para os conhecerem e apreciarem. Depois ficaram um dos países que mais os consomem. Dizia-se que o presidente Thomas Jefferson tinha uma receita favorita que se assemelhava a um “baked alaska”, tal como o conhecemos hoje.
Eu também tenho várias receitas favoritas, como esta que vos trago.
Espero que gostem.
Gelado de Cerejas com chocolate
Ingredientes:
2 chávenas de leite
¾ de chávena de açúcar
6 gemas
1 chávena de natas
1 chávenas de cerejas, sem caroço
2 c. de sopa de rum, opcional
½ chávena de lágrimas de chocolate
1 pitada de sal
1 c. de sobremesa de extracto de baunilha
Preparação:
Descaroce as cerejas e ponha-as numa taça com o rum. Ferva o leite com o sal e a baunilha. Junte as gemas com o açúcar e bata bem, até estar bem homogéneo. Junte as gemas ao leite e leve ao lume até engrossarem. Retire do lume, junte as natas e envolva. Deixe arrefecer, acrescente as cerejas e o chocolate.
Despeje na sorveteira e siga as instruções da mesma. Depois leve ao frio até servir.
Bom Apetite.
Dica: Se não tiver máquina de gelados, coloque numa caixa hermética, leve ao frio. Antes de servir bata numa bimby ou num processador.