Compota de Melão com Alecrim

Compota de Melão com Alecrim

Cada erva aromática que utilizamos na cozinha sabemos que tem alguma afinidade com a comida. Os orégãos e o manjericão com o tomate, a salva com o porco, a hortelã com o borrego, o cebolinho com os ovos, etc., etc.

Mas quando decidimos que não deve haver regras, nem harmonias é aí que está a beleza na cozinha, onde cada um de nós prepara as suas próprias combinações.

Hoje foi a vez do alecrim, normalmente utilizado em carne e queijos, mas resolvi utilizá-lo numa compota.

O alecrim é talvez das ervas aromáticas mais bonitas quando está em flor. Originário do mediterrâneo, o seu nome deriva do latim que significa “orvalho do mar”, pois apesar de se dar bem no mato, o alecrim dá-se bem e gosta da costa marítima.

É uma erva que fica melhor fresca do que seca, pois perde algumas caraterísticas e principalmente o seu aroma.

 

Espero que gostem.

 

Compota de melão com alecrim

 

Ingredientes:

 

1,200 kg de melão maduro

800 gr de açúcar amarelo

1 pau de canela

1 limão, só o sumo

1 cálice de vinho porto

1 haste de alecrim

 

Preparação:

 

Descasque o melão e retire-lhe as pevides, corte aos cubos. Coloque num tacho com o açúcar, o pau de canela, o sumo do limão e o vinho do porto. Deixe cozer em lume brando até obter o ponto estrada. Pode demorar mais ou menos uma hora.

Junte a haste de alecrim, envolva e deixe a descansar 5 a 10 minutos. Retire a haste do alecrim e o pau de canela. Encha os frascos previamente esterilizados. Vire-os de cabeça para baixo até arrefecerem.

 

Bom apetite.

 

Dica: O ponto estrada vê-se, quando colocar um pouco da compota num prato, passar com o dedo indicador e a compota deixar uma estrada, não se unindo novamente. Aí tem o ponto estrada.

 

Camembert no Forno com Compota de Tomate e mostarda

Camembert no Forno com Compota de Tomate e mostarda

almofadas de Salmão Fumado

almofadas de Salmão Fumado