Tarte Rústica de Pêssegos com Coco

Tarte Rústica de Pêssegos com Coco

Rústico, significa algo que é simples, sem sofisticação e muito ligado aos ambientes campestres e rurais.

Daí vem o nome “tarte rústica”, pois é um tipo de tarte com uma aparência mais simples, com uma apresentação irregular - rústica.

Estas tartes, normalmente, são feitas com massas chamadas quebradas, ou com massa sablé e até mesmo com massas folhadas. Mas é a massa quebrada que lhe confere a sua rusticidade.

A preparação de tartes rústicas tende a ser mais simples do que a de tartes mais elaboradas. Elas muitas vezes não precisam das formas especiais, e a massa é frequentemente dobrada sobre o recheio de uma maneira casual.

Tartes rústicas também são assim chamadas, por serem tradicionalmente feitas em casa, seguindo receitas familiares. Isso contribui para a sensação de rusticidade.

Em resumo, as tartes rústicas são chamadas assim devido à sua aparência despretensiosa, preparação simples e ênfase em ingredientes naturais e tradicionais, evocando um estilo de cozinha mais caseiro e rural.

Mas tudo isto não significa que não sejam deliciosas, bonitas e que os produtos não sejam de uma óptima qualidade. Como o coco que usei nesta tarte, o da koro.

 E já sabem, podem usar o meu código “HORTAPAKORO” e usufruam do meu desconto.

Espero que gostem.

 

 

Tarte Rústica de Pêssegos com Coco

 

Ingredientes, para a massa:

175g de farinha

1 c. de sopa de açúcar

1 pitada de sal

2 c. de sopa de iogurte grego natural

110g de manteiga fria

1 c. de sopa de água gelada

110g de manteiga fria

 

Para o creme:

260ml de leite

25g de amido de milho

1 gema

80g de açúcar

1 c. de chá de baunilha

½ chávena de coco ralado, usei da Koro

1 pitada de sal

 

Para finalizar:

Açúcar mascavado q.b.

Lascas de coco ralado, ou amêndoa ralada, usei da koro

2 a 3 pêssegos

1 ovo

 

Preparação:

Comece por fazer a massa. Num processador de alimentos coloque a farinha com a manteiga cortada em cubos, pulse. Até ter uma areia. Junte o açúcar e o sal e volte a pulsar. Junte a água e o iogurte, pulse até obter uma massa ligada.

Retire do processador, ligue a massa com as mãos, faça uma bola, enrole em pelicula aderente e leve ao frio uma hora.

Faça o creme. Num tacho aqueça o leite, com o sal e a baunilha. Numa taça bata a gema com o açúcar e o amido. Deite um pouco de leite quente na taça, para temperar os ovos com o açúcar. Vaze tudo para o tacho e deixe engrossar, mexendo sempre.

Guarde numa taça, tape com pelicula e leve ao frigorifico até arrefecer.

Parta os pêssegos em fatias. Abra a massa com um rolo e faça um círculo. Coloque-a num tabuleiro forrado com papel vegetal.

No creme junte o coco ralado e envolva. Espalhe o creme no centro da massa, alise com uma espátula e deixe uma borda de massa sem creme, toda à volta.

Disponha as fatias de pêssego no creme, até tapar todo o creme.

Com os dedos, comece a dobrar a massa sobre os pêssegos, gentilmente. Pincele com o ovo previamente batido e depois salpique com as lascas do coco, pressionando um pouco, mas com cuidado.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 45 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer.

Bom apetite.

 

 

 

 

 

 

 

Sal de Lavanda

Sal de Lavanda

Queques de Limão

Queques de Limão