Risotto de Favas com Tempura de Mexilhões
Tempura, é um prato tradicional Português, levada para o Japão, que a popularizou. Não é mais do que um ingrediente, envolto em polme e frito em óleo. O mais conhecido na nossa gastronomia são os nossos peixinhos da horta.
A tempura foi introduzida no Japão pelos missionários Portugueses. A origem do seu nome não é consensual. Há quem diga que vem da nossa palavra tempero. Outros dizem que vem do latim tempora, que significa um período de tempo, talvez como referência ao período da quaresma, onde não se consumia carne e faziam-se tempuras.
Acabámos por sair do Japão, mas a tempura ficou, para gaudio dos japoneses. E por cá também se fazem. Hoje resolvi fazê-la com mexilhões. A acompanhar um risotto de favas, pois estamos no tempo delas e há que aproveitar os legumes da época.
Espero que gostem.
Risotto de Favas com Tempura de Mexilhões
Ingredientes, para o Risotto:
80 gr de arroz Arbório, por pessoa
125 ml de vinho branco
500 ml de caldo de legumes, ou de carne
1 cebola grande
1 dente de alho
150 gr de favas pequenas
50 gr de queijo parmesão
2 c. de sopa de manteiga
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Para as favas:
1 fio generoso de azeite
1 dente de alho
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 raminho de hortelã
Para os mexilhões:
250 gr de miolo de mexilhões congelados
1 chávena de farinha
1 c. de sobremesa de alho em pó
1 c. de sobremesa de curcuma em pó
1 c. de sobremesa de caril em pó
½ chávena de água
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Comece por saltear as favas em azeite, com o dente de alho picado. Tempere com sal e pimenta e quando pronto, deite o raminho de hortelã e envolva. Retire as cascas. Reserve.
Faça a polme para a tempura, junte todos os ingredientes, mexa bem. A polme deve ficar com uma consistência grossa, mas que escorra da colher. Escorra os mexilhões e num passador passe o miolo por farinha. Com a ajuda de um garfo, coloque dois mexilhões no polme, embeba bem e frite em óleo bem quente. Coloque em papel absorvente para escorrer.
Comece a fazer o risotto. Num tacho coloque o azeite e uma colher de manteiga com a cebola e os alhos picados. Deixe fritar sem queimar.
Quando a cebola estiver translucida, coloque o arroz e deixe fritar, sempre a mexer. Adicione o vinho, deixe levantar fervura para evaporar o álcool.
Comece a adicionar o caldo, que deve estar quente, e mexa sempre. Adicione o caldo sempre que que começar a secar.
Quando estiver cozido, retire a hortelã das favas, adicione-as ao arroz, envolva. Retire do lume e adicione a manteiga e o queijo parmesão, envolva.
Sirva de imediato, acompanhado com os mexilhões.
Bom Apetite.