Bagels

Bagels

Hoje trago-vos uma receita de bagels. E o que sabe dos bagels, para além de ser um pão com um buraco no meio e que deve ser comido morno?

A sua história remonta a vários séculos atrás, dizem que eles vieram da Alemanha, para a Polónia, com o fluxo migratório durante o século XIV.

Na época, os Alemães faziam os “pretzels” e levaram-nos para a Polónia e rapidamente estes foram transformados em rolos de pão com um buraco no meio.

Mas os Austríacos, também reivindicam a sua criação, dando-lhe o nome de “beugel”

Nos inícios do século XX, os Judeus Polacos, levaram os bagels para os Estados Unidos e eles ficaram definitivamente ligados á comida judaica.

Hoje também já os conhecemos e até já os fazemos em casa. Nada melhor do que comer um bagel a sair do forno.

Gosto deles simples, mas também recheados. Hoje resolvi barra-los com queijo creme dos queijos santiago, e acompanhar com salmão fumado e rabanetes. Combinação perfeita.

Espero que gostem.

 

 

Bagels

Ingredientes:

Para a massa:

1 c. de sopa de mel

1 pacote de fermento de padeiro, seco

1+1/4 de chávena de água morna

540g de farinha T65

2 c. de chá de sal

 

Para o Cozimento:

1 ½ c. de sopa de mel

2 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de sal

2 litros de água

 

Para finalizar:

1 clara de ovo+1. c. de sopa de água

Sementes a gosto

 

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa tigela misture o mel, o fermento e a água morna e deixe a fermentar 5 minutos, até ficar espumoso.

Numa batedeira coloque o gancho, junte a farinha, o sal e a mistura do fermento. Misture em velocidade média por 5 minutos, até que a massa esteja bem formada ao redor do gancho.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse á mão mais 2 a 3 minutos. Faça uma bola, coloque numa tigela, tape com pelicula aderente e com um pano e reserve em lugar morno durante 60 a 90 minutos.

Forre um tabuleiro com papel vegetal. Numa bancada enfarinhada retire a massa da tigela e divida-a por 8 pedaços. Forme uma bola, por cada pedaço e faça com cada uma, uma corda com 8 a 10 centímetros de diâmetro.

Coloque a palma da sua mão virada para cima, enrole a corda nos seus quatro dedos e sobreponha as pontas, até ter uma roda.

Sele as pontas.

Coloque as rodas no tabuleiro, salpique com um pouco de farinha, coloque película aderente e leve ao frio durante a noite.

No dia seguinte vamos cozer os bagels. Junte a água, o mel, o bicarbonato de sódio e o sal. Quando a água começar a ferver coloque os bagels (duas ou três) conforme o tamanho da sua panela e deixe-as escalfar. Ferva um minuto de cada lado.

Coloque os bagels num tabuleiro forrado com papel vegetal. Bata a clara de ovo com a água, pincele-as e salpique com as sementes de sésamo, de abóbora ou outras a gosto.

Leve ao forno pré aquecido a 225º, durante 15 a 20 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer e depois delicie-se com os vários recheios que lhe vai colocar. Eu usei queijo creme dos queijos santiago, com salmão fumado.  Qual vai ser o seu?

Bom Apetite.

 

 

 

 

Triffle de Bolacha de Baunilha e Banana

Triffle de Bolacha de Baunilha e Banana

Tarte de Bacalhau

Tarte de Bacalhau