Lassi de manga

Lassi de manga

O que é a Lassi? Não, não estou a falar da cadela mais conhecida em todo o mundo, apesar de não se escrever da mesma forma. É uma bebida tradicional indiana feita com uma mistura de iogurte líquido e azedo, o “dahi”, mais água, especiarias e fruta.

Na Índia, o iogurte usado nesta receita é um iogurte especial e não é fermentado. Foi-me explicado quando visitei a Índia. Lá aproveitam os pró bióticos que o próprio leite tem e misturam com alguns ingredientes que fermentem o leite.

Foi-me servido para acompanhar uma refeição. Estranho? Não, o leite e o iogurte acalmam o picante das especiarias. Acreditem que sabe muito bem.

Mas cá em casa faço muitas vezes para o pequeno almoço ou para o lanche. É uma bebida nutritiva e muito refrescante, apesar das especiarias.

Agora perguntam-me, mas qual a diferença entre o Lassi e outras bebidas com iogurte? E aqui, não há esse tal “dahi”.

Para resolver a falta do iogurte, utilizei kéfir e acho que resultou muito bem. As diferenças desta para outras bebidas, é que ela leva especiarias. Ou não fosse uma bebida Indiana! Depois há fruta mais comum em todas as bebidas lácteas que consumimos.

Usei manga, quis recriar um pouco a visita já longínqua, e com esta pandemia lembramos-mos mais, dos locais a que fomos e difíceis de voltar.

 

Espero que gostem.

 

Lassi de Manga

Ingredientes:

 

1 manga grande, madura

6 vagens de cardamomo

500 ml de kéfir, ou iogurte líquido

2 c. de sopa de mel

muito gelo para servir

 

Preparação:

Descasque a manga, retire o caroço. Retire as sementes da vagem do cardamomo. Coloque a manga numa bimby ou em outro processador com todos os outros ingredientes. Bata até obter um líquido homogéneo.

Sirva com muito gelo e decore com um raminho de hortelã.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

 

Geleia de Pimento Encarnado assado

Geleia de Pimento Encarnado assado

Salada de rúcula com Nectarinas e Mozzarella

Salada de rúcula com Nectarinas e Mozzarella