Geleia de Romã

Geleia de Romã

Nada melhor define o outono, do que as compotas. Preparar os excedentes do verão e do próprio outono, para o inverno.  As compostas são o maior exemplo.

Gosto de as fazer, de preservar os sabores dos frutos de que mais gosto quando, no inverno, faço uma torrada e a barro com compota de abóbora, de morango, pera ou romã.

Em miúda via a minha avó fazer compotas, era um ritual. E sabia que quando acabasse de as fazer era altura de voltar a Lisboa, pois a escola abria as suas portas em outubro.

Estamos no tempo das romãs, fruto que adoro, e chegaram cá a casa muitas, dadas por amigos. Mas este ano elas amadureceram mais cedo e abriram todas nas arvores, devido ao muito calor. Para além de as comer ao natural, tive de as aproveitar e resolvi fazer geleia.

Em boa hora. A geleia ficou deliciosa.

Espero que gostem.

 

Geleia de Romã

 

Ingredientes:

1,5kg de romãs descascadas

1 pau de canela

1 limão

Água q.b.

Açúcar q.b.

1 pacote de pectina

Bagos de romã para decorar

 

Preparação:

Descasque as romãs e retire-lhes todo o branco. Coloque os bagos num tacho, tape-os com água. Junte a canela e o sumo do limão e a pectina. Deixe cozer bem os bagos, até descarnarem do caroço branco.

Coe com um pano fino, aperte bem todos os bagos, para sair todo o sumo.

Meça o líquido em chávenas, coloque as mesmas de açúcar.

Volte ao lume e deixe apurar, até ter o ponto estrada.

Encha os frascos previamente esterilizados e no final, junte uns bagos de romã. Feche os frascos, volte-os de cabeça para baixo, até arrefecerem.

 

Bom Apetite.

 

 

Cogumelos Portobello Recheados

Cogumelos Portobello Recheados

Lombo de Coelho Recheado

Lombo de Coelho Recheado