Caracóis de Brioche
Estamos quase em Dezembro e por aqui e pelas nossas casas, começam a aparecer os tão conhecidos caracóis de canela, de Nutella e mesmo de chocolate.
Foi uma importação da Escandinávia e em boa hora, pois eles são deliciosos. Os Americanos também fazem os seus “cinnamon rolls”, mas com mais açúcar e cremes.
Hoje resolvi fazê-los com massa de brioche e em vez dos recheios mais tradicionais, fiz com o tão conhecido creme de pasteleiro.
Acreditem que estavam deliciosos.
As receitas têm isto de bom, podemos pegar numa receita tradicional e fazê-la mais ao nosso gosto.
Espero que gostem.
Caracóis de Brioche
Ingredientes, para a massa:
2 chávenas de farinha T55
2 chávenas de farinha T65
½ chávena de açúcar
1 c. de café de sal
170g de manteiga á temperatura ambiente
manteiga derretida para pincelar q.b.
1 pacote de fermento seco de padeiro
1 laranja, só a raspa
2 ovos
1 c. de chá de extracto de baunilha
235ml de leite morno
Para o creme
350ml de leite
¼ chávena de açúcar
3 c. de sopa de farinha Maisena
2 gemas
1 c. de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal
1 gema, para pincelar
Açúcar de pasteleiro, para polvilhar
Preparação:
Na batedeira com o gancho, coloque as farinhas, o sal, a manteiga cortada em pedaços o fermento, os ovos, as raspas da laranja e a baunilha.
Bata até unir toda a massa. Adicione o leite morno e bata até que a massa una e fique brilhante e elástica.
Coloque a massa numa tigela, tape com pelicula aderente e deixe levedar num lugar morno durante 4 horas.
Entretanto faça o creme. Aqueça o leite num tacho, bata as gemas com o açúcar, a baunilha e a Maisena. Junte um pouco de leite morno e envolva bem. Despeje tudo no tacho e com uma vara de arames, mexa sempre até engrossar.
Coloque numa taça, tape com pelicula, que deve tocar o creme e leve ao frio.
Estique a massa numa banca enfarinhada, até ter um rectângulo, pincele com a manteiga derretida. Dobre em três a massa, veja foto. Estique novamente, faça um outro retângulo, pincele e dobre outra vez em três. Deixe a massa descansar meia hora.
Estique a massa, faça um retângulo, coloque o creme e alise. Com a ponta mais comprida, comece a enrolar a massa delicadamente até ter um rolo, que deve ter 25 a 30 cm de comprimento.
Corte o rolo em fatias. Deverá dar 10 fatias. Coloque-as numa forma redonda previamente untada e enfarinhada. Deixe novamente descansar uma hora. Pincele com um ovo ligeiramente batido e leve ao forno a 190º, durante 40 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer. Quando mornos polvilhe com açúcar de pasteleiro e sirva de imediato. Depois delicie-se.
Bom Apetite.