Alga kombu

Alga kombu

As algas apareceram na nossa alimentação com a introdução no ocidente do sushi e outros pratos orientais. São vegetais marinhos e são utilizados há séculos pelos povos Orientais.

Não são tradicionais das cozinhas ocidentais e até as consideramos exóticas. Mas quem pensa que só se usam no sushi desenganem-se. Elas são consideradas um superalimento e usam-se em saladas, sopas e outros.

Cada vez mais procuram-se outras alternativas, procuram-se alimentos mais interessantes para a nossa saúde e as algas, já estão nesse patamar. Sabia que as temos em grande quantidade na nossa costa?

Confesso que conheço mal este tem e que quase nunca uso algas. Mas habituei-me a usar a Kombu, excelente para cozinhar com as leguminosas tornando-as muito mais macias e digeríveis, evitando a formação de gases intestinais. Mas há que já as junte à cozedura dos vegetais, pela sua fibra, cálcio, e o mais importante, o iodo.

Normalmente usava uma folha de louro e ainda uso, quando não tenho algas na cozedura das leguminosas, mas a alga Kombu está a entrar na minha cozinha.

E agora um bocadinho de história desta alga. Já era conhecida e consumida no ano 200 A.C., mas só muito mais tarde se criaram técnicas de conservação. Com a colonização da região de hokkaido, pelos japoneses, novas rotas marítimas foram abertas e a alga foi difundida em todo o Japão.

Agora que já sabe mais sobre esta alga, experimente e use, o seu organismo agradece.

 

Almofadinhas de alheira com Maçã Caramelizada

Almofadinhas de alheira com Maçã Caramelizada

Pernil de Peru Assado com Zaatar

Pernil de Peru Assado com Zaatar