Bolo de Claras e Amêndoa

Bolo de Claras e Amêndoa

Não gosto particularmente deste dia. O meu pai já não está entre nós há muito tempo e tive poucos destes dias para festejar com ele. Mas tenho outro pai cá em casa, o da minha filha, e por isso mesmo tem de ser festejado com o amor e o carinho que merece.

Este dia não é celebrado em todo Mundo ao mesmo tempo. Para uns países o dia até é móvel, como o nosso dia da Mãe. Em Portugal o dia tem conotações religiosas, pois é celebrado no mesmo dia que a igreja celebra o dia de São José.

Não é consensual donde vem esta ideia de celebrar o dia do pai. No entanto é mais ou menos aceite que foi uma americana, que queria muito parabenizar o pai e todos os pais, pela admiração que sentia pelo seu.

Richard Nixon oficializou o dia e a partir daí, passou a ser mais conhecido este dia Mundial.

Mas há quem diga que a celebração deste dia, tem muitos anos, mesmo antes de Cristo.

Fiz um bolo simples, mas nem por isso menos saboroso. Um bolo para aproveitamento de claras, que ainda haviam desde o Natal.

Espero que gostem.

Bolo de Claras com Amêndoa

Ingredientes:

7 claras

100 gr de farinha de amêndoa

125 gr de farinha de trigo T65

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

200 gr de açúcar

1 c. de café de sal

120 gr de manteiga

Preparação:

Comece por peneirar a farinha e derreter a manteiga. Numa batedeira coloque as claras e comece a bater, junte o sal e continue a bater. Quando estiverem em espuma adicione o açúcar um pouco de cada vez, mas sempre a bater. Depois junte a baunilha e a amêndoa e a manteiga e continue a bater. Por fim junte a farinha e envolva com uma espátula.

Coloque a massa numa forma previamente untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 40 minutos. Não abra o forno, e ao fim dos 40 minutos espete o palito.

Retire do forno e deixe arrefecer na forma. Quando estiver morno desenforme.

 

Bom Apetite.

Arroz de Carqueja

Arroz de Carqueja

Olímpias - Crepes Fritos Recheados

Olímpias - Crepes Fritos Recheados