Risotto de Bacalhau com Abóbora
Há receitas que deixam ficar mal, até as cozinheiras mais experientes. Os soufllés e os risotos são exemplo disso.
E só vamos conseguindo ver que estão no ponto, com a prática. Não vem mal ao Mundo se os primeiros risottos ficarem secos ou demasiado empapados. Eles querem-se cremosos, e cozidos, sem se sentir o “coração” do arroz, mas “al dente”.
O risotto é uma receita de absorção, ou seja, vamos cozendo o arroz devagar, adicionando caldo aos poucos e verificando a capacidade que o arroz tem de o absorver. É uma receita exigente, pois não podemos deixar o tacho e ir fazer outras coisas e não espera por visitas. Quero eu dizer, está pronto, tem de se comer.
Tem outras exigências: Coza o arroz em lume médio, tudo o que adicionar depois do arroz, deve estar cozido, nunca usar caldos frios, adicione a manteiga e o queijo, depois de ter desligado o lume e no final.
Tirando estas características, é uma receita simples e muito deliciosa. Faço risotto com quase tudo e hoje trago-vos uma receita com o nosso fiel amigo, o bacalhau. A abóbora dá uma cremosidade, que o risotto precisa.
Espero que gostem.
Risotto de Bacalhau e Abóbora
Ingredientes:
Para o Caldo de Bacalhau:
500 gr de bacalhau, pode ser da parte mais fina, ou lombos
1 cebola
1 dente de alho
6 pimentas pretas em grão
1 folha de louro
Sal q.b.
Água
Para o Risotto:
500 gr de arroz Arbório
Bacalhau, limpo e lascado
100 gr de abóbora limpa e cortada em cubos muito pequenos
1 c. de sopa de manteiga
100 ml de vinho branco
1 c. de sopa de azeite
1 dente de alho
1 cebola
100 gr de queijo parmesão ralado
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Caldo de bacalhau
Salsa q.b.
Preparação:
Comece por fazer o caldo do bacalhau. Num tacho coloque as postas do bacalhau, a cebola, o dente de alho, o louro, as pimentas, sal e água. Deixe ferver até o bacalhau estar cozido. Reserve o caldo coado. Deixe arrefecer o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas. Reserve.
Num tacho coloque o azeite, o alho e a cebola picados e deixe alourar, sem queimar. Quando a cebola estiver translucida, junte a abóbora e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre.
Adicione o arroz e deixe fritar. Junte o vinho branco e deixe evaporar completamente. Comece a adicionar aos poucos o caldo, que deve estar quente. Uma concha de cada vez, sempre a mexer. Este processo de cozedura deve demorar mais ou menos 30 minutos. Retire do lume.
Junte a colher de manteiga, o queijo ralado, envolva. Rectifique temperos de sal e pimenta.
Sirva de imediato salpicado com salsa.
Bom Apetite
Dica: Para esta receita pode aproveitar bacalhau cozido que tenha guardado de alguma receita.