Pães de Leite

Pães de Leite

Agora, que estamos em casa, temos de aproveitar o nosso tempo para todas as tarefas que deveríamos fazer e muitas vezes não as fazemos.

Também podemos e devemos alterar os nossos hábitos. Um deles é ir comprar pão diariamente. Podemos fazê-lo-lo em casa, sem grande stress e todos somos capazes de o fazer. No blog pode ver receitas mais simples e rápidas e outras mais trabalhosas.

Para vos ajudar resolvi trazer hoje aqui uma receita de pães de leite, de que todos gostamos, e são boas sugestões para os lanches dos miúdos e dos graúdos.

Não é difícil, só demora um pouco de tempo, para deixar levedar a massa convenientemente.

Mas tempo, infelizmente, é o que não falta agora.

A receita não é minha, mas sim da Clara de Sousa, achei a receita muito fácil para qualquer um. E depois de a experimentar também a achei bem apetitosa.

Espero que gostem.

Pães de Leite

Ingredientes, 18 unidades

100 ml de leite

1 saqueta de fermento seco

600 gr de farinha sem fermento

100 gr de açúcar

100 gr de manteiga

2 ovos

1 laranja, só a raspa

1 pitada de sal

100 ml de água

Gema batida para pincelar

Açúcar para polvilhar, facultativo

Preparação:

Amorne o leite, junte o fermento e 1 c. de chá de açúcar. Reserve durante 10 minutos, para o fermento actuar. Deve ficar a espumar e a crescer.

Numa batedeira junte a farinha, faça uma cova no meio e junte o fermento, o açúcar, a manteiga derretida, os ovos, a raspada da laranja e o sal.

Bata com o acessório misturador, até ficar com uma massa compacta. Sempre a amassar vá juntando a água morna até ter a massa elástica.

Mude o acessório da máquina para o gancho de amassar e em velocidade máxima amasse durante 5 minutos.

Enfarinhe uma tigela, coloque a massa, tape com um pano e deixe levedar, no sítio mais quente da cozinha, até dobrar de tamanho.

Retire a massa já levedada, e com as mãos com farinha faça bolinhas de 50 gr cada. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra-os com um pano e deixe, novamente dobrarem o volume.

Pincele-as com a gema e um pouco de água ou leite, polvilhe com açúcar e leve ao forno pré aquecido a 180º durante 12 minutos.

Deixe arrefecer e sirva com manteiga ou com compota.

Bom Apetite.

 

 

 

Caril de Favas com Abóbora Manteiga

Caril de Favas com Abóbora Manteiga

Chèvre Panado com compota de Cereja

Chèvre Panado com compota de Cereja