Arroz de Couve-Lombarda
Oiço muitas vezes dizer que só comem arroz branco e que não gostam de legumes ou que é difícil pôr os filhos a come-los.
O gosto e o paladar, como alguém dizia, tem de ser educado, como nos educamos para outras actividades. Como a música, o teatro, os livros etc., etc. Por tentativas.
A pouco e pouco o truque é ir misturando os ingredientes de que menos se gosta, como os legumes, noutros mais utilizados.
O arroz é um bom ingrediente, para começar. Absorve o sabor, é relativamente fácil de se fazer e normalmente miúdos e graúdos, gostam.
Aqui fica a minha proposta, para quem não gosta de couves e principalmente a couve-lombarda. Foi assim que eu aprendi a gostar desta couve, que a minha mãe escondia no arroz.
Uma brássica cultivada deste o tempo dos Egípcios, e que os Gregos a utilizavam, para facilitar a digestão e eliminar a embriaguez.
Espero que gostem.
Arroz de Couve-Lombarda
Ingredientes: 3 pessoas
1 cebola
1/4 de pimento encarnado
1 c. de sopa de infusão de alhos ou 2 dentes de alho
Azeite q.b.
1 chávena de arroz, agulha ou carolino
2 ½ chávenas de água, para cozer o arroz
250 gr de couve-lombarda laminada, utilize uma mandolina
Sal q.b.
Pimenta q.b.
50 ml de vinho branco
1 chávena de água, para cozer a couve
Preparação:
Comece por picar a cebola e os alhos, ou a colher de sopa de infusão de alhos, leve a refogar num tacho com um fio de azeite. Quando a cebola estiver translucida, junte o pimento cortado em cubos. Deixe cozinhar.
Junte a couve, deixe fritar um pouco. Adicione o vinho e 1 chávena de água e deixe cozinhar lentamente, até estar tudo bem cozinhado.
Junte o arroz, o sal, a pimenta e a água a ferver. Tape o tacho, baixe o lume para médio e deixe cozinhar durante 15 minutos.
Sirva de imediato a acompanhar carne ou peixe. ou mesmo só assim simples e saboroso.
Bom Apetite.