Pastéis de Massa Tenra com Sobras de Peru do Natal
Há sabores que nos levam de volta à infância, ao calor da cozinha da nossa mãe, ao aroma inconfundível de algo feito com amor. Os pastéis de massa tenra da minha mãe são exatamente isso: uma receita passada de mãe para filha, de avó para neta, que nunca perde o sabor de casa.
Feita com as sobras de Peru do Natal, esta receita nascida da sabedoria das gerações anteriores, que soube aproveitar cada ingrediente com carinho e criatividade. Cada pedaço de massa cuidadosamente estendido, cada recheio preparado com paciência, cada pastel fechado com um toque de ternura.
Porque as receitas de família não são só pratos, são histórias, são abraços, são memórias vivas que merecem ser guardadas e repetidas, para que nunca se percam no tempo.
E hoje esta tradição volta a ganhar vida. Quem mais tem uma receita de família?
Conte-me aqui nos comentários.
Pastéis de Massa Tenra com sobras do Peru do Natal
Ingredientes:
500g de carne de peru ou outra
6 rodelas de chouriço
1 dente de alho
1 cebola grande
1 folha de louro
50g de bacon aos quadrados
2 cenouras
100ml de vinho branco
Salsa
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Molho Béchamel, veja a receita aqui
1 c. de chá de noz moscada
Para a massa:
300g de farinha sem fermento
2 c. de sopa de banha
100g de água com umas pedras de sal
Preparação:
Comece pela massa. Coloque a farinha numa batedeira com a banha, e com o remo envolva. Comece a deitar a água aos poucos sempre a bater, mais ou menos 5 a 7 minutos, até a massa despegar do gancho. Coloque numa taça tape e deixe descansar 2 horas.
Faça o recheio:
Num tacho coloque um bom fio de azeite, a cebola picada e depois o alho laminado. Deixe fritar, sem queimar.
Corte a cenoura em cubinhos, retire a pele ao chouriço e corte também em cubos. Junte ao tacho, com a salsa picada e o bacon. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar. Refresque com o vinho branco.
Na batedeira, com a pinha desfie o peru, antes retire a pele, junte ao tacho. Acrescente a paprika e a noz moscada. Deixe cozinhar até estar tudo bem cozinhado e o molho absorvido.
Faça o molho Béchamel. Junte-o ao recheio, até estar ligado e cremoso, retifique temperos. Deixe arrefecer.
Abra a massa, estenda-a bem fina e corte-a em círculos. Recheie a massa, dobre em meia lua e com um garfo, sele as pontas.
Frite em óleo bem quente, deixe escorrer num escorredor e depois coloque os pastéis em papel absorvente. Também pode fritar na Airfryer.
Sirva com uma salada verde e acompanhe com um arroz aromático.
Espero que gostem.