Gelado de Cardamomo
O cardamomo, a terceira especiaria mais cara do Mundo, a seguir ao açafrão e á baunilha.
Originário do Oriente, cresce na Índia, no Malabar e no Sri Lanka. Tem várias utilizações, culinárias e medicinais. Conforme foi chegando á Europa e á América, cada povo foi-lhe dando uso, conforme as suas tradições e as várias variedades.
No século XI os Normandos levaram-no para Inglaterra e os Tudors, gostavam de o usar em receitas nos seus faustos banquetes.
No mundo Árabe é adicionado ao café, como sinal de hospitalidade, porque é uma das especiarias mais caras.
Na Europa do Norte é utilizado para aromatizar bolos e pães, enquanto na Ásia é usado como especiaria picante para molhos de caril. Nós por cá, estamos agora a conhece-lo melhor e já o utilizamos tanto em receitas doces como salgadas, mas ainda de uma forma tímida.
Também gosto desta especiaria e uso-a muitas vezes em pratos salgados. Mas hoje fiz um gelado de cardamomo. Dê largas ás especiarias para se deliciar.
Espero que gostem.
Gelado de Cardamomo
Ingredientes:
16 vagens de cardamomo verde
1 chávena de leite gordo, 250 ml
1 chávena de natas
4 gemas
1 lata de leite condensado
Preparação:
Esmague as vagens de cardamomo e leve-as ao lume brando com o leite e as natas. Não deixe ferver, mas deixe no ponto de quase ebulição durante 2 minutos.
Deixe arrefecer durante 10 minutos. Coe para retirar as vagens, mas deixe as sementes.
Numa taça bata as gemas com o leite condensado. Verta no leite e leve ao lume brando até ficar espesso. Leve ao frio durante a noite.
Sirva com bolachas a gosto, esmigalhadas.
Bom Apetite.