Folhados Dinamarqueses de Maçã

Folhados Dinamarqueses de Maçã

Os Danish Pastry, conhecidos em português como folhados dinamarqueses, são uma especialidade da pastelaria tradicional da Dinamarca, embora tenham conquistado fama internacional.

A origem exata destes folhados não é totalmente clara, e diversas teorias tentam explicar a sua origem.

Uma dessas teorias sugere que a receita foi introduzida na Dinamarca por padeiros austríacos, que trouxeram a técnica de laminar a massa com manteiga para criar camadas crocantes e folhadas, provavelmente no final do século XIX. Outra teoria relata que os folhados dinamarqueses foram inventados acidentalmente por padeiros locais no século XIX, enquanto tentavam replicar uma receita vienense de croissants. Durante o processo, adicionaram mais manteiga à massa do que o habitual, resultando numa textura mais leve e folhada.

Independentemente da versão exata, os folhados dinamarqueses ganharam grande popularidade tanto na Dinamarca como em todo o mundo.

Espero que gostem desta minha versão com maçã.

 

Folhados Dinamarqueses de Maçã

 

Ingredientes:

3 maçãs

½ limão

50g de manteiga

½ chávena de açúcar mascavado

1 c. de chá de canela

1 c. de extracto de baunilha

1 embalagem de massa folhada

1 ovo + 1 c. de sopa de leite

Nozes Pecan q.b.

3 vagens de cardamomo

Mel q.b.

Sal q.b.

 

Preparação.

Retire os caroços e as cascas às maçãs, corte-as em cubos. Junte-lhe o sumo do limão, a manteiga, o açúcar, o sal, a baunilha, o cardamomo e a canela. Leve ao lume e deixe cozinhar até que a maçã esteja bem cozida. Reserve e deixe arrefecer.

Abra a massa, corte-a em quatro. Coloque uma parte das maçãs no centro e ao longo do comprimento e uma quantas nozes picadas. Corte em tiras de 2 cm de cada lado da parte central.

Dobre o topo e o fundo e depois pegue nas tiras e comece a entrançar sobre a maçã. pincele a massa com o ovo previamente batido com o leite e salpique com mais nozes picadas.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 30 minutos. Retire do forno e quando frios finalize com um fio de mel.

Bom apetite.

 

 

Salada de Beterraba com Feta

Salada de Beterraba com Feta

Muffins de Limão com Azeite

Muffins de Limão com Azeite