Queijo Feta Conservado em Azeite
Conservar queijos em azeite, é outra das necessidades que o homem teve para preservar os excedentes de produção.
Os queijos frescos não duram muito tempo, e era preciso secá-los e depois amaciá-los em azeite.
Embora as conservas caseiras já não sejam a base da sobrevivência invernal, como outrora, ocupam, contudo, um espaço importante nas nossas cozinhas e nas nossas actividades estivais.
Todos sabem que gosto de queijo, e com ele gosto de fazer umas lindas tábuas, fartas e saborosas, mas em conserva são óptimos para um simples petisco, para saladas, omeletas etc. etc.
Esta semana vi a Teresa do Healtybites, fazer conservas em azeite de queijo feta, e como não posso ver nada, resolvi logo experimenta uma das receitas dela.
É meu hábito conservar queijos duros, mas este feta normalmente costumava comprá-lo simples ou em conserva, prática que vou descartar, a partir de hoje.
Espero que gostem.
Queijo feta conservado em Azeite (receita da HealtyBites)
Ingredientes:
1 embalagem de queijo feta
2 folhas de louro
½ tomate seco
1 dente de alho esmagado
grãos de pimenta preta e rosa q.b.
orégãos secos q.b.
azeite
Preparação:
Corte o queijo feta em cubinhos, coloque-os num frasco previamente esterilizado. Junte as folhas de louro, o alho esmagado, os grãos de pimenta e um punhado de orégãos. Corte o tomate em dois e junte ao frasco.
Encha com o azeite, feche e leve ao frigorifico. Eu sei que é difícil não comer logo, mas tem de esperar 24 horas, depois delicie-se.
Bom apetite.