Risotto de Cogumelos Selvagens

Risotto de Cogumelos Selvagens

Cogumelos selvagens, quem gosta?

Estes belos exemplares, apanhados por quem sabe chegaram cá a casa para nossa felicidade.

Desde o Paleolítico que sabemos que os cogumelos fazem parte da nossa alimentação.

Na antiga Grécia, e na Asia, os cogumelos tinham uma grande importância. Mas nem sempre eram utilizados pelas melhores razões. Cedo se descobriu da importância dos cogumelos para a nossa alimentação, mas também se descobriu que através deles se podiam afastar inimigos. Desde Papas, Reis, fidalgos, etc, foram assassinados com cogumelos, ao longo da nossa História.

Daí os cogumelos selvagens não terem uma grande reputação. Algumas pessoas têm medo de os comer. Mas se tiver confiança em quem e onde são apanhados, não hesite estes cogumelos são muito melhores dos que são cultivados em estufas.

risotto Cogumelos Pied de Mouton foto.JPG

Gosto de cogumelos, se forem selvagens, ainda melhor. Gosto de Risottos cremosos e cheios de sabor.

Com a chegada de cogumelos selvagens “Pied de Mouton” cá a casa, nem pensei duas vezes.

Vou fazer risotto com eles. E aqui estão numa refeição, sem carne, nem peixe, que gosto de fazer pelo menos uma vez por semana. Muito saborosa e muito saudável.

Espero que gostem

Risotto de cogumelos selvagens

Ingredientes:

500 gr de cogumelos selvagens

1 cebola grande

2 c. de sopa de infusão de alhos em azeite

1 copo de vinho branco

1 haste de tomilho

Sal q.b.

Pimenta q.b.

2 c. de sopa de manteiga

100 gr de queijo parmesão ralado

 

Preparação:

Comece por tratar dos cogumelos.

Se os cogumelos forem selvagens, comece por limpa-los com um pincel.

Lave-os, escorra-os e retire-lhes a ponta do pé.

De seguida coloque um tacho ao lume com água, sal e uma folha de louro. Quando levantar fervura, coloque os cogumelos só durante um minuto (bringir). Assim os cogumelos já não deitam a água quando os estamos a cozinhar. Escorra os cogumelos, corte-os aos quadradinhos e reserve também o caldo de os cozer.

Numa frigideira junte a colher de infusão de alho e azeite, as folhinhas de tomilho e junte os cogumelos, deixe-os fritar um pouco. Tempere de sal e pimenta preta moída na altura.

Para o risotto:

Comece por colocar num tacho a cebola picada, a colher de infusão de alho em azeite e uma colher de sopa de manteiga e deixe refogar um pouco, só até a cebola ficar translucida.

Junte o arroz, deixe fritar um pouco, junte o vinho branco e deixe evaporar o álcool deixando ferver até secar o líquido. Comece então a juntar uma concha de cada vez do líquido de cozer os cogumelos. Vá sempre mexendo e quando o líquido for absorvido adicione outra vez a concha de líquido e assim sucessivamente, sem nunca deixar de mexer.

A cozedura deve demorar cerca de 20 minutos, mas vá provando para ter o termo de cozedura certo. Junte os cogumelos uma colher de manteiga e o queijo parmesão ralado. Junte mais uma concha do caldo, mexa. Rectifique temperos. Está pronto a servir.

O risotto quere- se cremoso, sirva de imediato, pois tem tendência a secar rapidamente.

 

Bom Apetite.

 

 

 

Bolinhos de Limão e Baunilha

Bolinhos de Limão e Baunilha

Lasanha

Lasanha