Creme de Café gelado
Nos anos 80 e 90, especialmente em Itália e noutras regiões da Europa, existiam variações de bebidas de café batido que são semelhantes ao conceito do Dalgona Coffee, mas não eram chamadas por esse nome. Um exemplo é o "caffè frappé" ou "caffè freddo", que também envolvem café batido, mas geralmente com gelo e leite. Essas bebidas eram populares em muitas regiões europeias como uma forma de café gelado, que também poderia ser bastante cremoso.
Entretanto, o que diferencia o Dalgona Coffee moderno é a técnica de preparação e a proporção específica dos ingredientes (café instantâneo, açúcar e água em partes iguais), além do nome, que tem uma ligação cultural com a Coreia do Sul. É inspirado num doce tradicional Coreano conhecido como "Dalgona" ou "ppopgi", que é um tipo de caramelo feito de açúcar e bicarbonato de sódio.
O "Dalgona Coffee" como o conhecemos hoje, com essa apresentação, apareceu durante a pandemia, nas redes socais.
Hoje trago-vos a minha versão de um creme de café, bem fresco, para estes dias de calor, usando a minha varinha “Triblade” da Kenwood, provando assim, que não precisa de um grande processador para poder fazer esta bebida na perfeição.
Espero que gostem.
Creme de Café Gelado
Ingredientes:
70g de açúcar amarelo
20g de café instantâneo, usei nescafé
150g de água
Gelo q.b.
Cacau em pó, para decorar
Nibs de cacau, para decorar
Preparação:
Num processador ou num misturador coloque o gelo, a água, o café e o açúcar. Bata até obter um creme.
Sirva com mais gelo, cacau em pó e uns nibs de cacau.
Bom apetite.