Tarte de Camarão

Tarte de Camarão

Há ingredientes que nunca faltam na minha casa. O camarão e a massa folhada são uns deles. Pela sua versatilidade, porque gosto dos dois e fazem receitas simples, saborosas e muito rápidas quando é necessário.

As tartes tiveram origem na Grécia antiga, tinham formato redondo conectado com a forma da Lua, e eram oferecidas aos deuses. Ainda hoje temos várias receitas de tartes gregas que são conhecidas em todo o Mundo.

Mas as tartes por serem um prato tão simples de cozinhar, deram a volta ao Mundo e cada país tem a sua receita, ou doce ou salgada. Cobertas ou não, podem ainda ser, redondas, quadradas ou rectanglares.

Hoje a minha tarte é clássica, coberta e rectangular.

Espero que gostem.

Tarte de Camarão

Ingredientes:

15 camarões grandes com casca

1 placa de massa folhada rectangular

2 c. de sopa de farinha

1 c. de sopa de manteiga

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

Salsa

1 ovo para pincelar

 

Preparação:

Comece por cozer os camarões em água, sal e com alguns grãos de pimenta. Deixe arrefecer, descasque-os e guarde as cascas e o caldo.

Numa Bimby ou em outro processador, coloque as cascas e 500 ml de água de cozer os camarões e liquidifique.

Coe o caldo, reserve.

Num tacho coloque a farinha e deixe-a tostar um pouco, junte a manteiga e deixe cozer um pouco a farinha. Junte o caldo aos poucos, para engrossar e até obter um creme. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e adicione a salsa picada. Junte os camarões limpos e cortados em bocadinhos. Envolva.

Corte ao meio a massa, coloque uma parte na tarteira e forre bem o fundo e as laterais. Pique a massa com um garfo. Coloque papel vegetal em cima da massa e forre o fundo com os grãos de culinária. Calque delicadamente. Leve ao forno para pré cozer a massa a 200º durante 10 minutos.

Deixe arrefecer um pouco, retire o grão e o papel e coloque o recheio em cima da massa. Alise com uma espátula para o recheio ir a todos os cantos da tarteira. Coloque a outra parte da massa. Pique a massa ou decore com cortes a gosto. Pincele com ovo previamente batido. Leve ao forno a 220º durante 20 a 30 minutos, até a tarte estar dourada sem estar queimada.

Deixe arrefecer um pouco. Desenforme e sirva morna ou fria, com uma salada a gosto.

Bom Apetite

 

Bolo de Cenoura e Coco

Bolo de Cenoura e Coco

Granola de Coco para acompanhar um Gelado de Café

Granola de Coco para acompanhar um Gelado de Café