Arroz Doce com Água de Rosas

Arroz Doce com Água de Rosas

O arroz doce é o rei das sobremesas de Natal em Portugal. Em todas as mesas há uma travessa de arroz doce, decorada artisticamente com canela por uma tia ou uma avó. É impossível resistir! Mas por que razão esta delícia cremosa é tão comum no Natal português?

Bom, é simples, tradição e açúcar. O arroz doce remonta à época em que Portugal começou a importar arroz e açúcar durante os Descobrimentos. Ou seja, se temos que culpar alguém por encher a mesa de arroz doce no Natal, são os nossos navegadores, que trouxeram arroz, açúcar e especiarias para a nossa gastronomia. Esses ingredientes, descobertos nessa altura, passaram a fazer parte da nossa identidade culinária.

Mas Portugal não é o único país apaixonado por arroz doce. Pelo mundo afora, existem muitas variações desta sobremesa — embora nem todas sejam tão cremosas e cobertas de canela quanto a nossa. Há versões para todos os gostos: com chocolate, coco, manga, batata-doce e frutos secos.

Ou até mesmo a mais inusitada de todas: arroz doce com água de rosas e pistácios. Este é típico dos países do Médio Oriente, como o Irão, a Turquia e o Líbano.

Essa versão é chamada de sholeh zard no Irão, e trata-se de um arroz doce aromático, levemente diferente do nosso. A combinação de água de rosas e pistácios reflete a sofisticação da cozinha persa, famosa por misturar ingredientes que agradam tanto ao paladar quanto aos olhos.

Espero que gostem desta minha versão, onde utilizei o arroz louro, próprio para arroz doce, que tem goma e coze na perfeição.

 

Arroz Doce com Água de Rosas

 

Ingredientes:

1 chávena de arroz, usei louro

1 chávena de água

1,5 litro de leite

1 chávena de açúcar

1 c. de sobremesa de farinha maisena

1 c. de sopa de água de rosas

1 c. de chá de extrato de baunilha

1 pitada de sal

1 pau de canela

1 casca de limão

Botões de rosa secos, para decorar

Pistácios, para decorar

 

Preparação:

Aqueça o leite com o pau de canela e a casca de limão.

Coloque a água com o sal e o arroz num tacho e deixe cozer durante 5 minutos.

Junte o leite, reserve um pouco para dissolver a farinha maisena.

Deixe cozer 15 minutos, junte a maisena dissolvida no leite que reservou.

Junte o açúcar, mexa até dissolver. Junte a baunilha e a água de rosas e deixe cozer em lume muito brando mais 15 minutos.

Retire do lume coloque em potes ou taças e leve ao frio.

Na hora de servir decore com botões de rosa e pistácios picados. Mas se gostar mais decore só com canela em pó.

Bom Apetite.

 

 

 

Coroa de Massa Folhada com Pesto e Presunto

Coroa de Massa Folhada com Pesto e Presunto

Mousse de Limão com Requeijão

Mousse de Limão com Requeijão