Bolo de Cacau e café com Praliné
Este é um bolo para ocasiões especiais, para dias de festa e de família. É um bolo para os apreciadores de café e cacau.
Mas apesar de tudo é um bolo bem simples. Talvez o creme com natas e mascarpone, e o salteado de um praliné de amêndoas, o torne mais sofisticado e bonito.
O praliné, não é mais do que uma pasta de frutos secos, caramelizados e depois picados. Pode ser utilizado em variados doces, bolos e sobremesas.
Dão um sabor a caramelo mais acentuado principalmente nos cremes.
Espero que gostem desta minha versão.
Bolo de Cacau e Café com Praliné
Ingredientes, para o bolo
100g de manteiga
50g de cacau
6 c. de sopa de água quente
4 ovos L
175g de farinha
1 c. de chá de fermento
1 c. de chá de café solúvel
225g de açúcar
1 c. de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal
100ml de licor baileys
Para o creme:
400ml de natas
200g de queijo mascarpone
1 c. de chá de café solúvel
225g de açúcar de pasteleiro
2 c. de sopa de água quente
Para o Praliné
100g de açúcar
4 c. de sopa de água
75g de amêndoas lascadas
1 pitada de flor de sal
Preparação:
Comece por fazer o bolo. Dissolva o café e o cacau na água quente. Numa batedeira, coloque o açúcar com a manteiga amolecida e bata até obter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, a baunilha, o sal e continue a bater. Acrescente a farinha e o fermento e por fim o cacau, sempre a bater até ter a massa toda ligada.
Unte e enfarinhe duas formas redondas com 20cm de diâmetro cada. Forre-as com papel vegetal, só no fundo. Vaze a massa nas duas formas, pese-as para que os bolos fiquem com o mesmo peso.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 30 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme, com um palito, pique os dois bolos e vaze o licor sobre eles. Reserve.
Faça o praliné. Coloque ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe caramelizar. Quando o açúcar atingir cor âmbar, junte as amêndoas. Retire do lume e vaze sobre um papel vegetal, espalhe, salpique com a flor de sal. Deixe arrefecer.
Faça o creme. Dissolva o café na água quente. Numa batedeira bata as natas. Quando começarem a levantar junte o açúcar e continue a bater até obter chantilly. Junte o mascarpone e bata, junte o café e bata novamente, para o creme ficar bem homogéneo.
Leve o creme ao frio, até fazer a montagem do bolo.
Pique o praliné.
Num prato coloque um bolo, coloque por cima creme, ajude com uma espátula a alisar o creme, seja generosa na quantidade, junte um pouco de praliné.
Coloque o outro bolo, coloque creme em cima, alise. Se tiver que chegue coloque creme também á volta do bolo. Decore com o praliné.
Leve ao frio até á hora de servir.
Bom apetite.
Dica: Pode fazer o bolo na véspera e o creme só no dia.