Bolo de Cacau e café com Praliné

Bolo de Cacau e café com Praliné

Este é um bolo para ocasiões especiais, para dias de festa e de família. É um bolo para os apreciadores de café e cacau.

Mas apesar de tudo é um bolo bem simples. Talvez o creme com natas e mascarpone, e o salteado de um praliné de amêndoas, o torne mais sofisticado e bonito.

O praliné, não é mais do que uma pasta de frutos secos, caramelizados e depois picados. Pode ser utilizado em variados doces, bolos e sobremesas.

Dão um sabor a caramelo mais acentuado principalmente nos cremes.

Espero que gostem desta minha versão.

 

 

Bolo de Cacau e Café com Praliné

 

Ingredientes, para o bolo

100g de manteiga

50g de cacau

6 c. de sopa de água quente

4 ovos L

175g de farinha

1 c. de chá de fermento

1 c. de chá de café solúvel

225g de açúcar

1 c. de chá de extracto de baunilha

1 pitada de sal

100ml de licor baileys

 

Para o creme:

400ml de natas

200g de queijo mascarpone

1 c. de chá de café solúvel

225g de açúcar de pasteleiro

2 c. de sopa de água quente

 

Para o Praliné

100g de açúcar

4 c. de sopa de água

75g de amêndoas lascadas

1 pitada de flor de sal

 

Preparação:

Comece por fazer o bolo. Dissolva o café e o cacau na água quente. Numa batedeira, coloque o açúcar com a manteiga amolecida e bata até obter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, a baunilha, o sal e continue a bater. Acrescente a farinha e o fermento e por fim o cacau, sempre a bater até ter a massa toda ligada.

Unte e enfarinhe duas formas redondas com 20cm de diâmetro cada. Forre-as com papel vegetal, só no fundo. Vaze a massa nas duas formas, pese-as para que os bolos fiquem com o mesmo peso.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 30 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme, com um palito, pique os dois bolos e vaze o licor sobre eles. Reserve.

Faça o praliné. Coloque ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe caramelizar. Quando o açúcar atingir cor âmbar, junte as amêndoas. Retire do lume e vaze sobre um papel vegetal, espalhe, salpique com a flor de sal. Deixe arrefecer.

Faça o creme. Dissolva o café na água quente. Numa batedeira bata as natas.   Quando começarem a levantar junte o açúcar e continue a bater até obter chantilly. Junte o mascarpone e bata, junte o café e bata novamente, para o creme ficar bem homogéneo.

Leve o creme ao frio, até fazer a montagem do bolo.

Pique o praliné.

Num prato coloque um bolo, coloque por cima creme, ajude com uma espátula a alisar o creme, seja generosa na quantidade, junte um pouco de praliné.

Coloque o outro bolo, coloque creme em cima, alise. Se tiver que chegue coloque creme também á volta do bolo. Decore com o praliné.

Leve ao frio até á hora de servir.

Bom apetite.

 

Dica: Pode fazer o bolo na véspera e o creme só no dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gelado de Figo

Gelado de Figo

Bolo Invertido de Abrunhos

Bolo Invertido de Abrunhos