Hummus de Abacate e Ervilhas

Hummus de Abacate e Ervilhas

Já aqui confessei que não sou a maior fã de abacate. Mas o gosto educa-se, e eu, estou a dar-lhe o benefício da dúvida.

Aos poucos vou apreciando o seu sabor e principalmente a sua versatilidade tanto para receitas doces como para as salgadas.

No entanto incomoda-me um pouco, esta “fúria” desordenada de se comer abacate. Por um lado, ele precisa de muita água, logo muitos recursos hídricos são gastos nas suas plantações. Por outro lado, vêm do outro lado do Mundo, gastando muitos recursos de transporte. E nesse lado do Mundo, a pressão das plantações novas é enorme. Pois quando um produto vira moda no mundo Ocidental,  o consumo dispara e nem sempre é controlável.

Não chega dizermos que estamos preocupados com o Mundo, mas depois aderimos a modas de consumo um pouco inexplicavelmente.

Como digo sempre, moderação em tudo o que comemos, até no abacate. Apesar de tudo isto, tente comprar os nacionais, para além de ajudar o país não têm de atravessar o oceano para chegar ás nossas mesas.

Hoje resolvi entrar na moda e fiz um hummus com ele.

 

Espero que gostem.

 

Hummus de Abacate e Evilhas

Ingredientes:

 

1 abacate maduro

1 lima ou limão, só o sumo

½ dente de alhos

sal q.b.

pimenta q.b.

200 gr de ervilhas congeladas

1 c. de sopa de tahine

 

Preparação:

Abra o abacate ao meio, retire-lhe o caroço e coloque a polpa num processador. Junte as ervilhas e todos os outros ingredientes. Pulse até obter um creme.

Sirva frio com tostas, ou fatias de pão escuro.

 

Bom Apetite.

 

Curd/creme de Ananás

Curd/creme de Ananás

Bolo Invertido de Ananás

Bolo Invertido de Ananás