Panquecas com Ananás

Panquecas com Ananás

Na passada terça-feira, dia de Carnaval, foi comemorado o dia das panquecas no Reino Unido.

Este dia não é em dia fixo, pois tem a ver com o início da quaresma. Assim é sempre comemorado no dia de Carnaval. Dia que antecede o início da quaresma. O dia das panquecas apareceu, para se gastarem todos os ingredientes que eram retirados ás mesas durante o tempo de jejum.  O leite, a manteiga e os ovos.  Faziam-se então muitas panquecas, pois só na Páscoa o jejum acaba voltando a possibilidade de comer novamente de tudo.

Os Britânicos neste dia fazem a celebre corrida das panquecas.  Com uma panqueca numa frigideira levam-na na mão até á meta. Reza a lenda que uma cozinheira, ouvindo o sino da igreja, com o toque de chamamento, nem pensou duas vezes. Levou a frigideira que tinha na mão e começou a correr para a igreja. É assim que aparece a corrida das panquecas.

Uma tradição bonita, que os Britânicos preservam. Ao contrário de nós, que importamos quase tudo e não preservamos quase nada.

As minhas panquecas de hoje têm fruta não muito usual nestas receitas. Mas acreditem ligam muito bem.

Espero que gostem.

Panquecas com Ananás

Ingredientes:

1 lata de ananás de conserva

1 chávena de farinha sem fermento

1 chávena de leite

1 ovo

1 c. de sobremesa de fermento

1 pitada de sal

1 c. de sobremesa de canela em pó

Raspa de 1 limão

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

1 c. de sopa de açúcar

 

xarope de ácer ou mel, para servir

Preparação:

Coloque todos os ingredientes para as panquecas numa bimby ou em outro processador e bata bem até ficar um creme bem homogéneo.

Numa frigideira antiaderente, coloque uma medida de massa. A panqueca tem de ficar maior do que a rodela de ananás.

Deixe cozinhar 10 segundos e coloque uma rodela de ananás no centro da massa. Deixe borbulhar. Vire a panqueca e deixe cozinhar até ficarem douradas. Pressione um pouco a massa, pois nesta altura a rodela de ananás ainda está mais alta do que a panqueca.

Sirva as panquecas mornas com xarope de ácer.

 

Bom Apetite.

Dica: Se gosta de panquecas, tente comprar uma boa frigideira antiaderente, mas se não tiver, derreta uma noz de manteiga na frigideira e depois limpe com papel de cozinha.

 

 

 

Bolachas de Manteiga de Amendoim

Bolachas de Manteiga de Amendoim

Muffins Salgados com Batata e Presunto

Muffins Salgados com Batata e Presunto