Formigos

Formigos

Estamos a chegar a dezembro e por aqui já se pedem doces tradicionais de natal e não só.

Um dos doces que me pediram foram os Formigos, doce tradicional de algumas regiões de Portugal, mais concretamente Trás-os-Montes e Minho.

Era uma sobremesa simples, feita á base de água, pão, açúcar, vinho e alguns frutos secos, principalmente a amêndoa.

Crê-se que esta sobremesa era feita para aproveitamento do pão mais duro. Hoje os Formigos já sofreram algumas alterações, o vinho por vinho do porto, já incluem ovos e são mais generosos nos frutos secos.

Os Formigos em algumas regiões, também são conhecidos por Mexidos, mas a base é sempre a mesma. Uma mistura cozida até obter uma consistência espessa, depois é decorada com canela, que nunca pode faltar no nosso natal.

Espero que gostem.

Formigos

Ingredientes:

4 Fatias de pão de forma

200 g de açúcar

½ chávena de água

4 gemas de ovos L

1 clara

75 g de amêndoas

50 g de passas

30 g de pinhões

1 cálice de vinho do Porto

Canela em pó

Leite q.b.

Sal, 1 pitada

1 casca de limão

 

Preparação:

 

Leve o açúcar ao lume com a água e a casca de limão, deixe ferver até fazer ponto de pérola fraco. Entretanto amoleça o pão com um pouco de leite morno.
Pique grosseiramente as amêndoas.
Junte as amêndoas e os pinhões á calda de açúcar com o pão escorrido, leve ao lume só até levantar fervura, junte a pitada de sal. Retire do lume e junte as passas e as gemas e a clara, previamente batidas no vinho do Porto. Mexa e leve ao lume muito brando, apenas o tempo necessário para as gemas deixarem de saber a cru.
Deite o doce numa travessa e enfeite com as amêndoas torradas, com os pinhões e canela em pó.

Servem-se mornos ou frios.

Bom Apetite.

Dica: Atinge o ponto pérola quando: Ponto de açúcar atinge-se aos 108 ºC de temperatura. A olho nu é possível perceber, quando ao verter um pouco de calda de açúcar forma-se um fio resistente com extremidade semelhante a uma pérola. 

 

Salada de Inverno com Cogumelos

Salada de Inverno com Cogumelos

Bolachas de Limão e Coco

Bolachas de Limão e Coco