Bolo de Cacau com Ganache de Chocolate
O cacau (Theobroma cacao) é uma planta originária das regiões tropicais da América Central e da América do Sul.
Há evidências arqueológicas que mostram que o cacau era cultivado e utilizado pelas civilizações antigas, como os Maias e os Astecas, há mais de 3.000 anos. Essas civilizações valorizavam o cacau não apenas como alimento, mas também como moeda e em rituais religiosos. Os Maias chamavam à bebida feita de cacau de "xocolatl", e os Astecas também tinham grande apreço por ela.
O cacau chegou à Europa no século XVI, trazido pelos espanhóis, e rapidamente se tornou popular. Inicialmente, era consumido como bebida, mas com o tempo, novas técnicas de processamento permitiram a criação do chocolate sólido, como o conhecemos hoje.
A história do cacau é rica e complexa, refletindo a interação entre culturas indígenas da América Latina e a expansão europeia. A sua importância cultural, económica e social evoluiu ao longo dos séculos, transformando o cacau numa das “commodities” mais valiosas do mundo.
Hoje trago-vos um bolo de cacau, decorado com uma ganache de chocolate, salpicado com nibs de cacau e decorado com morangos, a fruta da época.
Espero que gostem.
Bolo de Cacau com Ganache de Chocolate
Ingredientes:
3 ovos
200g de açúcar amarelo
½ chávena de manteiga derretida
160ml de leite
1 c. de chá de extrato de baunilha
180g de farinha
55g de cacau
1 c. de chá de fermento
1 c. de café de sal
Morangos para decorar
Nibs de cacau, para decorar
Para a ganache:
200g de chocolate 50%
200ml de natas
20g de manteiga
1 pitada de sal
1 c. de chá de baunilha
Preparação:
Bata os ovos com o açúcar e deixe ficar uma massa mais volumosa. Junte a manteiga derretida, o leite, a baunilha, e bata sempre entre cada adição.
Peneire a farinha, com o cacau, o fermento e o sal e adicione à massa. Envolva.
Vaze para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos, mas verifique sempre com um palito.
Faça a ganache:
Derreta o chocolate, com a manteiga e a baunilha. Bata as natas com a pitada de sal. Depois vaze o chocolate e bata novamente, para ficar homogéneo.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer um pouco na forma. Desenforme e deixe arrefecer numa grade.
Quando o bolo estiver frio, coloque a ganache num saco pasteleiro e decore a gosto o topo do bolo, salpique depois com Nibs de cacau ou lascas de chocolate.
Junte uns morangos e sirva.
Bom Apetite