Tarte de Nozes Pecan

Tarte de Nozes Pecan

Confesso que não sou uma grande entusiasta por comida Americana, pelo menos aquela mais conhecida. Mas a comida do Sul já espevita mais a minha curiosidade.

Aquela mais picante com marisco e doces bem pecaminosos.

A tarte de nozes Pecan é uma delas. Originariamente era feita com xarope de milho, ovos açúcar, baunilha e claro as nozes Pecan originárias da América.

Dizem que a primeira tarte de nozes Pecan, foi feita por Franceses que se estabeleceram em New Orleães. Ao comerem as nozes Pecan, logo pensaram numa tarte bem francesa. Há quem diga que nasceu no Alabama, mas só depois dos finais do século XIX, é que há receitas escritas desta tarte.

Crê-se também, que esta tarte começou a ser feita com as receitas tradicionais Europeias e que só se acrescentaram as nozes diferentes.

Mas só em 1930 é que a receita tal como a conhecemos hoje foi inventada. Tudo o resto é lenda.

Mas com lenda ou sem ela também eu fiz uma tarte Pecan, com nozes compradas na Koro, de óptima qualidade, e pode usufruir do mês desconto com o código “HORTAPAKORO”. Uma tarte bonita para colocar na sua mesa de Páscoa. Talvez não seja da nossa tradição, mas a tradição também já não é o que era.

Espero que gostem.

 

Tarte de Nozes Pecan

 

Ingredientes para a massa:

160g de farinha T65

1 c. de sobremesa de açúcar

1 pitada de sal

115g de manteiga gelada

6 c. de sopa de água fria

 

Para o Recheio:

280g de nozes

130g de açúcar amarelo

1 chávena de xarope de ácer

3 c. de sopa de farinha

1 chávena de leite

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

1 pitada de sal

3 ovos

80g de manteiga

 

Preparação da massa:

Numa bimby ou num processador, junte a farinha, o açúcar e o sal e processe até obter uma areia. Junte a manteiga cortada em cubos e comece a pulsar enquanto junta a água fria.

Coloque a massa numa bancada enfarinhada e trabalhe-a um pouco. Faça um disco, tape-o com película aderente e leve ao frio uma hora.

Entretanto faça o recheio:

Num tacho ponha a manteiga a derreter, junte a farinha e mexa. Acrescente o açúcar, o xarope de ácer. Cozinhe um minuto. Deixe arrefecer.

Numa taça misture os ovos com o leite, o sal e a baunilha, mexa bem com uma vara de arames. Vaze sobre a farinha e envolva bem. Junte as nozes.

Retire a massa do frio, com um rolo estique-a, forre uma forma redonda com o fundo amovível, apare as bordas da forma.

Vaze a massa, alise. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 45 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer, se gostar acompanhe com uma bola de gelado de nata ou baunilha.

Bom Apetite.

 

 

Aveia Brûlée

Aveia Brûlée

Caril de lavagante

Caril de lavagante