Folar  de laranja

Folar de laranja

Os folares representam uma tradição secular da Páscoa em diversos países, em especial em Portugal, Espanha e outras regiões com influência cultural católica.

Estes pães especiais possuem uma história rica e simbólica que remonta a séculos. Além de ser um pão, o folar é um símbolo de partilha, união e renovação.

Originalmente preparado com ingredientes simples como farinha, ovos, açúcar e fermento. Ao longo do tempo as receitas evoluíram, resultando em diversos tipos de folares, desde os mais simples até os mais elaborados com acréscimo de frutas cristalizadas, carnes ou ovos cozidos. Na época da Páscoa, os folares transcendem a sua função alimentar, sendo trocados entre amigos e familiares como símbolo de afeto e boa sorte.

Os ovos colocados no topo dos folares possuem um significado especial, simbolizando vida e fertilidade, elementos centrais nas celebrações cristãs da Páscoa. Adicionalmente, os folares refletem a expressão da criatividade culinária de cada região, com receitas e técnicas transmitidas de geração em geração.

Muitas famílias guardam a sua receita especial de folar, passada ao longo do tempo, conferindo a cada folar singularidade e uma história própria. A tradição de partilhar um folar na Páscoa não apenas reforça laços familiares e comunitários, mas também simboliza união e solidariedade.

Reunir-se em torno da mesa para partir um folar é uma forma de celebrar a amizade e a comunhão. Desta maneira, os folares não são apenas pães decorados, mas sim um símbolo de partilha. Com este espírito de, partilho esta receita de folar de laranja, do Rui do @fazecome, que é verdadeiramente deliciosa.

Feliz Páscoa

 

Folar de Laranja

 

Ingredientes:

100ml de leite

1 c. de sopa de açúcar amarelo

10g de fermento seco de padeiro

25g de manteiga

2 ovos

300g de farinha T65

1 c. de café de sal

 

Para o Recheio:

25g de manteiga amolecida

50g de açúcar amarelo

1 laranja, só raspas

Açúcar mascavado q.b. para polvilhar

 

Preparação:

Junte todos os ingredientes numa batedeira e bata até ter uma massa bem amassada.

Deixe levedar até duplicar de volume.

Estique a massa, pincele com a manteiga derretida, polvilhe com o açúcar e as raspas de laranja.

Enrole, corte em oito bocados e coloque-os numa forma redonda forrada com papel vegetal, salpique com o açúcar mascavado. Tape e deixe aumentar o volume.

Leve ao forno a 180º, durante 25 a 30 minutos.

Retire do forno e delicie-se.

Bom Apetite.

 

 

 

Salada de Arroz, Grão e Rúcula

Salada de Arroz, Grão e Rúcula

Petingas de Conserva com Batata Doce e Bolacha de Parmesão

Petingas de Conserva com Batata Doce e Bolacha de Parmesão