Pescada de Fricassé
Em casa da minha mãe não havia muito o hábito de se fazer fricassé, só de vez em quando com galinha.
Já em casa da minha sogra o fricassé fazia parte das receitas da casa. Ao contrário da minha mãe, a minha sogra não gostava, nem cozinhava muito bem. Mas havia duas ou três receitas que fazia bem e o fricassé era uma delas. E foi assim que eu aprendi a apreciar e a fazer a minhas próprias receitas de fricassé.
O fricassé é uma receita francesa, mas não se sabe ao certo a origem da palavra. Julia Child no seu livro sobre a cozinha francesa, dizia que o fricassé estava entre um estufado e um ensopado, pois o ingrediente principal é ligeiramente frito, como o refogado, mas depois é cozido em lume brando como um ensopado.
Depois junta-se-lhe, para engrossar, o bem conhecido molho de ovos e limão. E é este molho que lhe dá o nome de fricassé, do grego Avgolemono , que significa molho de ovos e limão.
Em Portugal é muito usado tanto em pratos de peixe, de carne e até com legumes.
Espero que gostem desta minha versão.
Pescada de Fricassé
Ingredientes:
6 postas de pescada não muito grossas
3 gemas
1 ½ limão
Salsa q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b.
50 gr de bacon em quadradinhos
Farinha q.b.
2 cebolas médias
2 c. de sopa de manteiga
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sobremesa de tomilho seco
Preparação:
Comece por temperar a pescada com sal, pimenta e sumo de ½ limão. Reserve pelo menos 2 horas.
Lave-as enxugue bem e enfarinhe. Numa frigideira ou num tacho largo, coloque a manteiga, o azeite e o bacon, deixe fritar um pouco. Junte as postas sem estarem sobrepostas e deixe cozinhar, sem fritar, durante um a dois minutos de cada lado. Cubra a pescada com água a ferver, adicione as cebolas cortadas em rodelas finas, a salsa e o tomilho. Tape, deixe estufar em lume brando, sacuda o tacho de vez em quando para não pegar.
Quando o peixe estiver pronto, retire para uma travessa. Deixe a cebola acabar de cozinhar. Coloque o molho numa bimby e triture bem. Volta ao tacho, deixe levantar fervura. Numa taça junte as gemas, 1 colher de farinha desfeita numa colher de água. Junte ás gemas um pouco de caldo e envolva bem. Retire o tacho do lume, incorpore as gemas ao molho e mexa bem, com cuidado para não talhar as gemas. Volta ao lume para engrossar. Por fim coloque as postas de pescada, rectifique de sal e pimenta, junte o sumo do limão.
Na hora de servir salpique com salsa picada. Sirva com batatas ou arroz branco.
Bom Apetite.