Masala Chai (chá indiano)

Masala Chai (chá indiano)

Chai garam chai” é a frase que mais se ouve nas ruas indianas e principalmente junto aos comboios.

 

Masala Chai, tradicional chá indiano. É uma variante do leite dourado (receita no blog), mas para além do leite tem chá, e as especiarias, claro que estão presentes nas duas receitas.

Dizem que há mais de mil variações deste Chai consoante as combinações que se fazem com especiarias. Cada casa tem a sua, e algumas são um segredo muito bem guardado.

Este chá (chai) é na verdade, para os indianos, mais do que uma bebida. Faz parte dos momentos mais importantes das suas vidas. Bebe-se no final de uma boa refeição, como no início de uma grande viagem.

Hoje trago esta versão, mas pode sempre dar azo á sua imaginação. Mas experimente vai adorar. E nestes dias frios e húmidos são um consolo para a nossa alma.

Espero que gostem.

Masala Chai

 

2 chávenas de água

1 chávena chá de leite

1 c. de chá de chá preto

6 grãos de pimenta preta em grão

2 paus de canela

4 bagas de cardamomo

4 cravos-da-índia

2 rodelas de gengibre fresco

1 colher de sobremesa de curcuma em pó

½ colher sopa de açúcar mascavo

Preparação:

Numa panela, coloque a água com a canela, o cravinho, o cardamomo, a curcuma, a pimenta e o gengibre. Leve ao lume, quando levantar fervura, tape a panela e deixe ferver em lume brando durante 10 minutos. Junte o leite e o açúcar, e deixe novamente levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo e cozinhe durante cinco minutos. Apague o lume, junte as folhas de chá preto e deixe em infusão durante cinco minutos. Passe num coador e sirva quente.

 

Bom Apetite.

 

Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada

Arroz Doce Tropical (com coco)

Arroz Doce Tropical (com coco)