Chaussons de Marmelo
Os Chaussons, são um clássico da pastelaria Francesa. O seu sucesso vem da combinação de uma massa leve e crocante, a massa folhada, e um recheio de fruta, o mais tradicional com maçãs.
A palavra “Chausson”, significa literalmente chinelo ou pantufa. Nunca percebi a relação do nome ao doce, mas o mais provável é ser tão bom como uma pantufa bem confortável.
Estamos no tempo dos marmelos e achei que eram uma ótima fruta para fazer chaussons para o lanche. As especiarias dão-lhes um toque delicioso e a massa folhada faz o resto.
Espero que gostem.
Chaussons de Marmelo
Ingredientes:
1 placa de massa folhada retangular
4 marmelos
1 pau de canela
1 folha de louro
1 pitada de sal
3 vagens de cardamomo
2 cravinhos
½ chávena de vinho Moscatel ou Porto
½ chávena de água
½ chávena de açúcar mascavado
1 ovo, para pincelar
Açúcar em pó, para polvilhar
Preparação:
Limpe os marmelos de cascas e sementes, corte-os em quadrados. Coloque-os num tabuleiro, junte todos os ingredientes, tape com papel de alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 45 minutos. Ou até os marmelos estarem assados e tenros.
Deixe arrefecer.
Abra a massa e deixe-a a descansar no frigorifico durante 30 minutos.
Corte 6 retângulos iguais, coloque o recheio de marmelo no centro. Dobre o retângulo e com um copo ou com um cortador de massa feche como se fosse um rissol.
Leve ao congelador 10 minutos. Pincele com o ovo batido. Com uma lâmina de massas faça uns cortes leves e dê asas à sua criatividade.
Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 25 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco. Sirva mornos polvilhados com açúcar em pó.
Bom Apetite.