Fish Pie (Empada de Peixe)

Fish Pie (Empada de Peixe)

Fish Pie, receita de origem Britânica, pensa-se que a sua origem é na Escócia. Também conhecida como “torta do pescador”.

Na época em que a religião era o motor de quase tudo, diz-se que os escoceses inventaram esta tarte, pois era proibido comer carne, todas as sextas feiras. O presbiterianismo escocês era muito rígido e levavam todos estes rituais muito a sério. Sem carne as pessoas começaram a inventar maneiras alternativas de se alimentarem.

Também os Romanos se habituaram a esta tarte, pois não comiam carne no mesmo dia da semana. Mas esta tarte, teve de chegar primeiro á Bretanha, pois os Romanos nunca chegaram á Escócia.

Hoje é um clássico da cozinha Inglesa. E o original tem peixe branco fumado, salsa, molho Béchamel e puré de batata. Mas as receitas são mesmo assim, alteram-se, transformam-se e adaptam-se. Hoje existem várias formas de a fazer. Ou se escalfa o peixe, se coze ou se coloca em cru no molho Béchamel. Também se pode acrescentar ovo e camarão, como pode acrescentar, legumes como as ervilhas.

Na minha versão para além do peixe e camarão, da imprescindível salsa e molho Béchamel, acrescento batatas cortadas muito fininhas para finalizar a tarte, em vez do puré de batata. E cá em casa gostamos.

Esta semana vi o Chef Henrique Sá Pessoa, a fazer a sua versão, e lembrei-me que há muito tempo que não fazia esta receita.

Aqui está a minha versão.

Espero que gostem.

 

Fish Pie

Ingredientes:

300 gr de peixe, usei pescada congelada

100 gr de camarão descascado e limpo

½ limão

2 c. de mostarda inglesa

100 gr de ervilhas

2 cenouras

1 cebola média

½ alho francês

150 ml de vinho branco

1 fio de azeite

pimenta q.b.

sal q.b.

noz moscada q.b.

manteiga, para untar

25 gr de farinha

400 ml de leite

1 ramo de salsa

4 ovos cozidos

2 batatas grandes

queijo parmesão q.b.

 

Preparação:

 

Coloque um tacho ao lume com água e sal. Quando começar a ferver coloque o peixe e o camarão e desligue o lume. Coza os ovos.

Quando o peixe estiver frio retire as espinhas e peles, assim como a casca dos camarões.

Num tacho coloque a cebola, e o alho francês com um fio de azeite e deixe murchar. Junte a salsa, as cenouras cortadas em cubinhos. Junte o vinho e deixe cozinhar.

Quando as cenouras estiverem quase cozidas, coloque a farinha num copo com um pouco do leite, mexa. Vaze o leite no tacho, assim como o que tem a farinha. Mexa bem. Junte a mostarda e as ervilhas, rectifique os temperos de sal, pimenta e da noz moscada. Deixe engrossar. Acrescente o peixe não muito desfiado e o camarão partido ao meio. Envolva delicadamente.

Numa mandolina, corte as batatas ás rodelas para ficarem bem fininhas. Parta os ovos em gomos.

Unte com manteiga, uma forma de tarte, despeje o preparado. Por cima coloque os gomos dos ovos e por fim tape tudo com as rodelas de batata. Pincele-as com azeite e volte a temperar com sal e pimenta e salpique com queijo parmesão.

Leve ao forno a 180º durante 30 minutos.

Sirva de imediato.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

Papas de Aveia no Forno com Frutos Vermelhos

Papas de Aveia no Forno com Frutos Vermelhos

Panquecas com Banana

Panquecas com Banana