Fish Pie (Empada de Peixe)
Fish Pie, receita de origem Britânica, pensa-se que a sua origem é na Escócia. Também conhecida como “torta do pescador”.
Na época em que a religião era o motor de quase tudo, diz-se que os escoceses inventaram esta tarte, pois era proibido comer carne, todas as sextas feiras. O presbiterianismo escocês era muito rígido e levavam todos estes rituais muito a sério. Sem carne as pessoas começaram a inventar maneiras alternativas de se alimentarem.
Também os Romanos se habituaram a esta tarte, pois não comiam carne no mesmo dia da semana. Mas esta tarte, teve de chegar primeiro á Bretanha, pois os Romanos nunca chegaram á Escócia.
Hoje é um clássico da cozinha Inglesa. E o original tem peixe branco fumado, salsa, molho Béchamel e puré de batata. Mas as receitas são mesmo assim, alteram-se, transformam-se e adaptam-se. Hoje existem várias formas de a fazer. Ou se escalfa o peixe, se coze ou se coloca em cru no molho Béchamel. Também se pode acrescentar ovo e camarão, como pode acrescentar, legumes como as ervilhas.
Na minha versão para além do peixe e camarão, da imprescindível salsa e molho Béchamel, acrescento batatas cortadas muito fininhas para finalizar a tarte, em vez do puré de batata. E cá em casa gostamos.
Esta semana vi o Chef Henrique Sá Pessoa, a fazer a sua versão, e lembrei-me que há muito tempo que não fazia esta receita.
Aqui está a minha versão.
Espero que gostem.
Fish Pie
Ingredientes:
300 gr de peixe, usei pescada congelada
100 gr de camarão descascado e limpo
½ limão
2 c. de mostarda inglesa
100 gr de ervilhas
2 cenouras
1 cebola média
½ alho francês
150 ml de vinho branco
1 fio de azeite
pimenta q.b.
sal q.b.
noz moscada q.b.
manteiga, para untar
25 gr de farinha
400 ml de leite
1 ramo de salsa
4 ovos cozidos
2 batatas grandes
queijo parmesão q.b.
Preparação:
Coloque um tacho ao lume com água e sal. Quando começar a ferver coloque o peixe e o camarão e desligue o lume. Coza os ovos.
Quando o peixe estiver frio retire as espinhas e peles, assim como a casca dos camarões.
Num tacho coloque a cebola, e o alho francês com um fio de azeite e deixe murchar. Junte a salsa, as cenouras cortadas em cubinhos. Junte o vinho e deixe cozinhar.
Quando as cenouras estiverem quase cozidas, coloque a farinha num copo com um pouco do leite, mexa. Vaze o leite no tacho, assim como o que tem a farinha. Mexa bem. Junte a mostarda e as ervilhas, rectifique os temperos de sal, pimenta e da noz moscada. Deixe engrossar. Acrescente o peixe não muito desfiado e o camarão partido ao meio. Envolva delicadamente.
Numa mandolina, corte as batatas ás rodelas para ficarem bem fininhas. Parta os ovos em gomos.
Unte com manteiga, uma forma de tarte, despeje o preparado. Por cima coloque os gomos dos ovos e por fim tape tudo com as rodelas de batata. Pincele-as com azeite e volte a temperar com sal e pimenta e salpique com queijo parmesão.
Leve ao forno a 180º durante 30 minutos.
Sirva de imediato.
Bom Apetite.