Almofadinhas de alheira com Maçã Caramelizada
Gosto de sabores agridoces. Gosto de misturar o salgado com o doce. Gosto de enchidos e em particular das alheiras. Tradicionais, de caça e até com outros ingredientes.
As alheiras são muito versáteis, e oferecem-nos um manancial de formas de as cozinhar.
São tão versáteis que conseguiram enganar os inquisidores Portugueses. A origem da alheira, é a demonstração da capacidade que o homem tem para se adaptar e reagir ás adversidades.
A sua origem é judaica. Na época, dos reis católicos de Espanha, este povo foge à perseguição e veêm de Espanha para Portugal.
Aqui a situação não era melhor e os judeus tinham de provar aos inquisidores, que eram cristãos-novos. A forma que encontraram, foi ter enchidos pendurados na sua lareira, como qualquer cristão. Mas como o povo Judeu não come carne de porco, fizeram um enchido com outras carnes. Assim nasceram as alheiras tão apreciadas desde então.
Hoje peguei nelas e fiz uma entrada com fruta e vinagre balsâmico.
Espero que gostem.
Almofadas de alheira com maçã caramelizada e Vinagre Balsâmico
Ingredientes:
½ alheira de caça
1 maçã grande
1 cebola roxa
1 c. de sopa de manteiga
1 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de vinagre balsâmico
1 c. de sopa de mel
sal q.b.
pimenta q.b.
2 folhas de massa filo
1 haste de tomilho
azeite para untar a massa
sementes de sésamo
Preparação:
Retire a pele á alheira, corte-a ás rodelas. Numa frigideira coloque a cebola picada com o azeite e com a manteiga. Deixe fritar. Quando a cebola estiver translúcida, junte a maçã cortada em cubinhos, o mel e o vinagre. Deixe caramelizar um pouco. Adicione a alheira, envolva e deixe cozinhar a maçã, sem deixar queimar. Tempere com sal e pimenta e junte a haste de tomilho. Deixe arrefecer.
Cada folha de massa filo, corte em quatro. Em cada quadrado, coloque o recheio da alheira numa ponta, dobre as pontas de lado para dentro e enrole como se fosse um charuto.
Pincele com azeite, salpique com as sementes de sésamo.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 15 a 20 minutos, ou até a massa estar dourada.
Sirva mornas, com uma geleia doce ou salgada, como eu, que usei de pimentos.
Bom apetite.