Empadão de Alheira

Empadão de Alheira

As alheiras são um produto bem nosso, carregado de história e resiliência. A sua origem remonta a tempos difíceis, mas é também um exemplo de como a criatividade pode transformar adversidades em soluções engenhosas.

Foram criadas pelos judeus que, durante a Inquisição, precisavam disfarçar a sua alimentação para não serem perseguidos. Como não consumiam carne de porco, desenvolveram um enchido à base de pão e outras carnes, como de galinha, que se assemelhava aos tradicionais enchidos de porco. Para evitar suspeitas, penduravam as alheiras no fumeiro, tal como se fazia com os chouriços, enganando assim a Inquisição, pois naquela época todas as casas tinham enchidos nos fumeiros. Com o tempo, a alheira tornou-se um símbolo da nossa gastronomia, apreciada por todos.

Apesar de a usarmos quase sempre da mesma forma, frita com ovo, gosto de inovar nas receitas. Faço croquetes, hambúrgueres e até um empadão com batatas e espinafres. Um prato de inverno, de forno e de conforto, como eu gosto, além de ser económico, o que é essencial nos dias de hoje.

Espero que gostem.

 

Empadão de alheira

Ingredientes:

3 alheiras

300g de espinafres

Azeite q.b.

500g de batatas cozidas

1 cebola

3 dente de alhos

Pimenta q.b.

Sal q.b.

Paprika q.b.

Salsa q.b.

Pão duro

 

Preparação:

Salteie os espinafres com um fio de azeite e o dente de alhos picado. Tempere com sal e pimenta e deixe a escorrer.

Coza as batatas em água e com uma pitada de sal. Escorra e esmague-as.

Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola às rodelas e o dente de alhos picado. Deixe alourar e cozinhar. Retire a pele ás alheiras e esmague-as com um garfo.  Junte-as á cebola e deixe fritar um pouco, junte a paprika, retifique temperos, junte a salsa, os espinafres e envolva bem.

Desfaça o pão, junte um dente de alhos, azeite, sal, pimenta e salsa. Pique grosseiramente num processador.

Num tabuleiro de ir ao forno coloque no fundo as batatas esmagadas, regue com um fio de azeite. Disponha o recheio da alheira. E por cima vaze o pão processado.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, só para gratinar um pouco.

Bom Apetite.

 

 

Sopa de Couve-Flor

Sopa de Couve-Flor

Arroz Frito com frango e Legumes no Forno

Arroz Frito com frango e Legumes no Forno