Galo com Nozes

Galo com Nozes

Gosto de receitas tradicionais, apesar de também gostar de lhes dar alguma modernidade, não só na forma da confecção, como também na introdução de novos ingredientes.

Mas a procura de formas antigas de confecionar algumas receitas que caíram em desuso, levaram-me á receita que vos trago hoje.

Aqui na zona do Ribatejo alguns pratos típicos deixaram de se fazer e alguns caíram completamente no esquecimento, até das pessoas mais idosas.

Encontrei esta receita num artigo sobre pratos do Ribatejo e ao ler a sua história percebi que a receita era oriunda das aldeias perto da minha, na zona de Rio Maior. Antigamente havia muitas galinhas e galos nas casas agrícolas, o vinho era também habitual, dado que esta região era uma zona vinícola. Parece que as nozes também, apesar de agora não as ver em grande quantidade.

Logo, este prato era feito só em dias de festa e quando o período da quaresma já tinha passado.

Quis experimentar este galo com nozes, que segundo o artigo algumas aldeias da zona estão a tentar recuperar e até a usá-lo como prato emblemático da região.

 

Vamos lá então experimentar!

Espero que gostem

 

Galo com Nozes

 

Ingredientes:

1 galo do campo

1 chávena de nozes partidas grosseiramente

1 tomate maduro, sem pele e cortado em cubos

1 chávena de vinho tinto

1 chávena de água

1 folha de louro

2 dentes de alhos

1 cebola

sal q.b.

pimenta q.b.

salsa

azeite q.b.

 

Preparação:

Corte o galo aos bocados, se quiser retire-lhe a pele. Num tacho coloque a cebola picada e um fio de azeite e deixe alourar um pouco, junte o galo, deixe fritar um pouco. Junte todos os outros ingredientes e deixe cozinhar em lume brando, até o frango estar bem cozinhado.

Sirva com arroz branco.

 

Bom Apetite.

 

 

Folhado de Massa Filo com Cogumelos e Alheira

Folhado de Massa Filo com Cogumelos e Alheira

Pão Torrado com Tomate Cherry Assados e Ovo

Pão Torrado com Tomate Cherry Assados e Ovo