Tarte Rústica de Cogumelos
Durante muitos anos parecia-me assustador, fazer massa em casa. Achava que nunca ficava macia e saborosa o suficiente, para ser utilizada. E muitas das vezes ficava mesmo dura.
Aos poucos fui insistindo, estudando e verifiquei que não é tão difícil assim.
O que é preciso mesmo para fazer uma massa de tarte macia e saborosa? Manteiga fria, água fria, farinha e um processador. A batedeira está fora desta receita. Depois quando senti mais confiança, comecei a introduzir outros ingredientes á massa. Por vezes a experimentar receitas já testadas e confirmadas.
A ricota e as natas são desses ingredientes que misturados na massa lhe dão uma leveza, gordura e texturas deliciosas.
Foi o que fiz hoje nesta receita.
Espero que gostem.
Tarte Rústica de Cogumelos
Ingredientes:
Para a massa
300 gr de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
150 gr de manteiga fria
150 gr de queijo ricota
3 c. de sopa de natas
Para o Recheio
2 c. de sopa de azeite
2 cebolas amarelas
2 dentes de alhos
sal q.b.
pimenta q.b.
pão ralado q.b.
300 gr de cogumelos
½ couve flor, cozida
tomilho
1 limão
queijo parmesão
1 ovo para pincelar
Preparação da massa:
Coloque a farinha o fermento e a manteiga num processador triture 30 segundos, adicione o queijo e pulse para a massa formar migalhas. Junte as natas e pulse até ter uma massa unida.
Envolva em bola numa pelicula aderente e leve ao frio 2 horas.
Preparação do Recheio:
Num tacho junte o azeite e frite a cebola e os alhos picados, durante cinco minutos. Reserve. No mesmo tacho, junte os cogumelos e frite-os bem num pouco de azeite, para perderem toda a água. Junte o tomilho e o sumo do limão, tempere com sal e pimenta. Envolva. Junte a couve flor já cozida e envolva bem.
Abra a massa com um rolo, fazendo um círculo, coloque-a num tabuleiro, forrado com papel vegetal. No centro da massa polvilhe com o pão ralado, depois coloque a cebola, depois os cogumelos. Polvilhe com o queijo ralado a gosto.
Dobre as pontas da massa, para dentro, mais ou menos 5 cm, fazendo umas preguinhas na massa, para a conseguir arredondar toda. Pincele-a com ovo batido.
Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 45 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva.
Bom Apetite.
Dica: O pão ralado é importante para absorver os líquidos que os legumes têm, não empapando a massa. A couve-flor pode ser trocada por outro legume cozido, como a cenoura.